MÚSICA

Com novo single, Matheus Mota prepara novo álbum e relançamentos

Compositor encerra temporada de shows no Teatro Joaquim Cardozo

GGabriel Albuquerque
Cadastrado por
GGabriel Albuquerque
Publicado em 22/09/2016 às 9:58
Foto: Divulgação
Compositor encerra temporada de shows no Teatro Joaquim Cardozo - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:
O músico e compositor Matheus Mota encerra nesta quinta-feira (22) a temporada de shows iniciada em agosto no projeto Mão Dupla, em parceria com o seu pai, o artista plástico Eudes Mota. Mas ao mesmo tempo em que fecha um ciclo de trabalho, Matheus prepara uma série de novidades: o lançamento do seu novo álbum Olho da Rua, o relançamento de seus discos anteriores - Desenho e Almejão  – agora com som remasterizado, e ainda um selo próprio.

Olho da Rua foi anunciado há cerca de quinze dias com o single Cantiga de Pesar, uma música sobre um personagem que vive em confusão por não conseguir superar a separação dos pais. Com ritmos assimétricos e arrastados, mudanças de andamento e controle detalhado de timbres, a faixa reúne características da assinatura musical Matheus. Mas a proposta que dá liga ao álbum – a ser gravado no mês que vem e lançado no começo de 2017 – é outra. 

“O disco tem uma muito de perda. Tem uma música sobre demissão, sobre um flanelinha que se apaixona por uma madame que pagou muito pra ele cuidar do carro dela, a perda da confiança, por aí vai”, conta o tecladista. Enquanto os dois primeiros discos partiam de alguma experiência pessoal e íntima, como crônicas, sempre com toques de ironia ou humor, este próximo disco vem com um tom mais “ficcional”. E ele acrescenta: “não é nem uma exaltação nem uma sátira, é uma história narrada”. Além da cantora Kika, que participa em Cantiga de Pesar, Olho da Rua contará participações de Negro Leo (com quem Matheus fez uma sessão de improviso no Museu do Estado, em março), Luciano Emerson (Ell Gênio Duo), Jonatas Onofre (Namöa), entre outros.

O disco sairá pelo próprio selo de Matheus, o Xica Records – o nome é uma homenagem ao famoso peixe-boi da Praça do Derby, mascote do bairro que morreu no ano passado. A princípio serão lançados apenas seus próprios discos, mas já há planos para lançar trabalhos de alguns artistas amigos.

Quanto ao relançamento de Desenho e Almejão, ele explica: “de um ano e meio pra cá eu comecei a estudar engenharia de som porque eu sempre captava, no máximo editava mas na hora de mixar, engordar os timbres eu sempre pedi ajuda pros meus amigos. O Desenho tem um déficit de agudos seríssimo. Tem coisas que você simplesmente não houve. Teclados muito baixo, sons de guitarra, ambiência. Agora eu tô assinando a produção e me dá mais segurança de que o resultado final vai ficar como eu pensei”.

No show de quinta, Matheus toca acompanhado pela banda Os Amados e terá participações de Aline Borba, Luciano Emerson e Aline Padrão. O repertório passa pelos antigos discos e mais duas faixas de Olho da Rua.


Últimas notícias