Nostalgia

Único show do RBD em Recife completa 10 anos

No embalo do sucesso da novela Rebelde, sexteto mexicano se apresentou para 15 mil pessoas na área externa do Classic Hall

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 27/09/2016 às 16:15
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
FOTO: Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Leitura:

O dia 27 de setembro de 2006 é inesquecível para quem gostava do grupo formado pelos atores e cantores Anahí, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Christopher Uckermann, Dulce Maria e Maite Perroni e morava em Pernambuco. Há exatos 10 anos, o sexteto mexicano RBD - grupo pop que nasceu na novela Rebelde - subia ao palco montado na área externa do (ainda chamado) Chevrolet Hall para cumprir o sexto show da Tour Brasil 2006.

A primeira série de shows do RBD no Brasil é considerada, até hoje, a maior turnê de um artista internacional no país. Foram 13 shows em 18 dias. Dois dias antes de Recife, o RBD veio de um show em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. E logo após a capital pernambucana, se apresentaram dois dias depois em Vitória (ES), na Praça do Papa. A RBD Tour Brasil 2006 foi encerrada no dia 8 de outubro, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para 50 mil pessoas. O espetáculo foi eternizado no DVD RBD Live In Rio, lançado no fim daquele ano.

O show no Recife foi organizado pela empresa Roptus e Mondo Entretenimento, em parceria com a gravadora EMI Music responsável por toda a turnê. O repertório do espetáculo contemplava as músicas dos discos Rebelde e Nuestro Amor, alternando também com algumas versões em português, gravadas especialmente para o público brasileiro. Tudo era executado ao vivo, com uma banda mega potente, que tocava, inclusive, We Will Rock You - um clássico do Queen - para se apresentar ao público.

O figurino usado pelo RBD no show do Recife era descolado e nada uniforme. O destaque ficou por conta da blusa de Anahí, que vinha com a mensagem "Niña Fresa". Durante a passagem por Pernambuco, o grupo foi hospedado num resort em Porto de Galinhas. Já os fãs, em sua maioria, estavam caracterizados como os colegiais do fictício Elite Way School, cantando todas as músicas a plenos pulmões.

O show começou às oito da noite, com alguns minutos de atraso. Ao som de Rebelde e após a queda de uma cortina transparente, o palco era tomado por uma enorme bandeira do Brasil cobrindo um telão de led e chuva de papel picado logo na primeira canção. Em 90 minutos de apresentação, foram 24 canções apresentadas ao todo.

MOMENTO ÚNICO

Com um público abaixo do esperado - a expectativa era de 25 mil pessoas, ao invés de 15 mil que de fato compareceram - quem acompanhava o RBD, mal sabia que aquele seria o primeiro e único show do grupo na cidade. Ao Brasil, o RBD voltou muitas vezes, mas nunca mais todos pisaram juntos no Recife. Com o fim do grupo no início de 2009, todos, com exceção de Alfonso (que não seguiu como cantor), já vieram apresentar seus projetos musicais solo por aqui. O fato é que há dez anos, a capital pernambucana teve a sua noite mais rebelde. E quem a viveu, não esquece jamais.

Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Anahí é uma das vocalistas do RBD. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
O show do sexteto foi no dia 27/09/2006, na área externa do antigo Chevrolet Hall. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Dulce María e Christian entoam seus versos em Rebelde, tema principal do grupo. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
O RBD é um grupo mexicano que se formou na novela Rebelde, do SBT/TV Jornal. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
O show de Recife foi o sexto de 13 apresentações no Brasil. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Durante a passagem por Pernambuco, o grupo foi hospedado num resort em Porto de Galinhas. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Foi a primeira e última vez que o RBD veio à capital pernambucana juntos. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Com músicas em espanhol e português, o sexteto cantou, ao vivo, 24 músicas. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem
O RBD cantou para 15 mil pessoas em Recife. A expectativa era de 25 mil. - Alexandre Belém/Acervo/JC Imagem

Últimas notícias