Nobel da Literatura

Dois meses depois, Bob Dylan agradece o Prêmio Nobel

De acordo com a Academia Sueca, existe uma boa chance de Dylan ir a Estocolmo em 2017, numa oportunidade de fazer seu discurso de aceitação

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/12/2016 às 8:41
Foto: Divulgação
De acordo com a Academia Sueca, existe uma boa chance de Dylan ir a Estocolmo em 2017, numa oportunidade de fazer seu discurso de aceitação - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Bob Dylan enviou um discurso de agradecimento quase dois meses após ter sido declarado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, que ele decidiu não receber em Estocolmo, informou nesta segunda-feira a Fundação Nobel.

"O Nobel de Literatura deste ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas ele escreveu um discurso que será lido no banquete", indicou a Fundação em um comunicado.

Esta contribuição, algumas palavras que serão lidas no final do banquete de 10 de dezembro, não dispensa um discurso de aceitação, tradicionalmente mais longo.

Desde que a Academia Sueca concedeu o prêmio, Bob Dylan tem provado ser um laureado diferente. No dia do prêmio, 13 de outubro, fez um show em Las Vegas, sem mencionar o prêmio.

No final de outubro, perguntado sobre a possibilidade de sua participação na cerimônia de premiação e no banquete, Dylan afirmou ao Daily Telegraph: "Absolutamente. Desde que seja possível".

Mas em 16 de novembro, em uma carta para a Academia Sueca, ele mudou de ideia, apontando  "outros compromissos".

CANÇÃO

Durante a cerimônia de premiação, a cantora americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan e que também é escritora, vai interpretar uma de suas canções, "A Hard Rain's A-Gonna Fall".

De acordo com a Academia Sueca, há uma "boa chance de que o vencedor venha a Estocolmo no próximo ano", no que será a oportunidade de fazer seu discurso de aceitação.

Aos 75 anos, Bob Dylan é o primeiro compositor a obter o prestigioso prêmio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam em uma escolha mais convencional.

Últimas notícias