Diva

Conheça Virgínia Rodrigues, par de Lenine na abertura do Carnaval 2017 do Recife

Cantora baiana é muito conhecida nos circuitos de jazz e world music

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/01/2017 às 16:18
André Nery/JC Imagem
Cantora baiana é muito conhecida nos circuitos de jazz e world music - FOTO: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Dona de voz límpida e marcante, a baiana Virgínia Rodrigues será uma das principais atrações da abertura do Carnaval 2017 do Recife. Ao lado de Lenine, ela substituirá Maria Bethânia, anteriormente cogitada para participar da cerimônia. Cultuada nos circuitos de jazz ao redor do mundo, a cantora marca seu trabalho com muitos elementos da cultura de matriz africana.

Nascida na Bahia, em 31 de dezembro de 1964, Virgínia Rodrigues ganhou visibilidade após ser descoberta por Caetano Veloso, após ensaio do Olodum, em 1997. Desde então, a cantora construiu uma carreira respeitada mundo afora, sendo celebrada em diversos festivais de jazz e world music. 

Entre seus discos estão Sol Negro (1997), elogiado pelo jornal The Times, de Londres, no qual era apontada como nova diva da música brasileira; Nós (2000), Mares Profundos (2004), Recomeço (2008) e Mama Kalung (2015). Entre seus admiradores está o ex-presidente americano Bill Clinton.

A MÚSICA DE VIRGÍNIA

Abaixo, selecionamos alguns destaques da discografia de Virgínia Rodrigues, além de um vídeo no qual interpreta Canto de Xangô, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, para especial do Jornal do Commercio sobre Pierre Verger:







Últimas notícias