De volta

Ministro Roberto Freire pretende retomar Projeto Pixinguinha

Representante do Ministério da Cultura quer trazer de volta o projeto musical ainda no primeiro semestre de 2017

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/02/2017 às 12:45
Foto: Facebook/Rádio Jornal/Reprodução
Representante do Ministério da Cultura quer trazer de volta o projeto musical ainda no primeiro semestre de 2017 - FOTO: Foto: Facebook/Rádio Jornal/Reprodução
Leitura:

O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS-SP), esteve no final da manhã desta quinta-feira (9) no Debate da Super Manhã, com Geraldo Freire, na Rádio Jornal. O político pernambucano, que veio acompanhar no Recife as celebrações do Dia do Frevo, disse no programa que pretende retomar, ainda neste primeiro semestre de 2017, o Projeto Pixinguinha, um festival musical de grande relevância para o país.

"É um projeto que foi exitoso, que inexplicavelmente foi suspenso. Nós estamos discutindo, inclusive, com o presidente da Funarte, o Stepan Nercessian, que está analisando como retomá-lo. Vamos retomar o Projeto Pixinguinha, que foi algo importante para a música brasileira e os artistas brasileiros. E tenho a impressão que, ainda nesse semestre vai acontecer", confirmou o Ministro à reportagem do Jornal do Commercio, logo após a entrevista.

Roberto Freire assumiu o Ministério da Cultura em novembro de 2016, substituindo o diplomata Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo por "divergências" com integrantes do governo.

MEMÓRIA

O Projeto Pixinguinha, que leva o nome do grande compositor da MPB, também conhecido como Projeto Seis e Meia, foi criado em 1977 para levar espetáculos de qualidade da música brasileira, a preços acessíveis, para as camadas populares. O festival, que rodava todo o país até 1999, foi encerrado na chamada Era Collor e teve uma pequena retomada durantes alguns anos da primeira década de 2000, entre 2004 e 2009. Nomes como Djavan e Zizi Possi, por exemplo, foram revelados nesse projeto.

Últimas notícias