MÚSICA

Dia do Brega: veja as mudanças do gênero em cinco músicas

Brega vai do romantismo de Reginaldo Rossi ao brega funk acelerado de Troia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/02/2017 às 12:01
Fotos: Divulgação
Brega vai do romantismo de Reginaldo Rossi ao brega funk acelerado de Troia - FOTO: Fotos: Divulgação
Leitura:

Da marginalização aos milhões de view. O brega é símbolo da música de Pernambuco. No dia do brega - data marcada em homenagem a Reginaldo Rossi e o dia do seu nascimento -, o JC relembra cinco músicas que mostram as mudanças do gênero, das canções românticas parada dançar junto à abordagem mais pop e acelerada do brega funk.

Hoje a TV JC também recebe convidados especiais para falar sobre o Dia do Brega. Às 14h, o convidado é Kelvis Duran, o "príncipe do brega". Às 18h é a vez de Sheldon Férrer. As entrevistas são transmitidas ao vivo pelo Facebook da TV Jornal.

Reginaldo Rossi

O "Rei do Brega" na verdade começou como um rockeiro nos bailes de Jovem Guarda dos anos 1960. Depois foi deixando a guitarra de lado e se entregou às músicas de amor e de traição, antecipando a onda da "sofrência". A música A Raposa e as Uvas é relembra estes primeiros bailinhos.

SWING DO AMOR

Swing do Amor é expoente da fase romântica do início dos anos 2000, quando o brega conseguiu espaço em programas de auditório na televisão, sempre no horário de almoço - uma tradição que se perpetuou em Pernambuco. O vocalista Formiga saiu da banda e formou a Ritmo Quente. Ele morreu em 2010 em acidente de carro na PE-82.

BANDA METADE

A banda Metade estabeleceu a imagem de Michelle Melo e sua voz sensual sussurrada. A Britney Spears do Recife.

MC SHELDON

Por volta de 2011, o Brega assume uma sonoridade mais eletrônica, o ritmo fica mais acelerada e são incorporados alguns elementos do electro - vertente da música eletrônica que também influenciou o funk carioca em seu surgimento. A tecnologia avança e os produtores investem em vídeo clipes, algo até então inédito no brega. Também passam a cantar sobre ostentação e a as letras sensuais ficam mais explicítas, aparecndo o "brega putaria". MC Sheldon, Metal & Cego e Dadá Boladão começam a ganhar destaque nesse momento.

MC TROIA

Troia é o cara do bregafunk atualmente. Ele começou na putaria, mas hoje suas letras são mais sobre danças. É o caso de Balança, Balança, seu principal hit, com mais de 7 milhões de visualizações. As tecnologias são utilizadas a todo vapor. Alguns vídeos de Troia e do canal Thiago Gravações já são rodados em definição 4K, algo raro até para bandas internacionais.

Últimas notícias