CONCERTO

Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto gratuito no Santa Isabel

A apresentação começa às 20h e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora mais cedo na bilheteria do teatro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2018 às 15:04
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A apresentação começa às 20h e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora mais cedo na bilheteria do teatro - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, a Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel, na noite desta quarta-feira (24), para um concerto gratuito.

A apresentação começa às 20h e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora mais cedo na bilheteria do teatro.

Repertório

O concerto terá no repertório os eruditos Richard Wagner e Beethoven. A primeira peça a ser tocada será a Abertura da Ópera Tannheuser, de Wagner. Baseada em uma lenda medieval, a ópera conta a história de um menestrel (Tannhäuser) que se deixa seduzir pela deusa Vênus e vai viver com ela nas colinas de Vênus, depois sente falta da vida na Terra e volta, rogando o perdão da humanidade.

De Beethoven, um dos mais populares compositores eruditos, será executada a Sinfonia nº 4 em si bemol maior, Opus 60. “Escrita em 1806 e dedicada ao conde Oppersdorff, a Quarta Sinfonia revela um olhar para o passado, que se projeta audaciosamente para o futuro. No 3º movimento, por exemplo, o compositor realiza a extraordinária proeza de misturar, pela primeira vez na história da música, as métricas binárias e ternárias”, explica o maestro da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre.

Aberto ao público, o concerto é oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Fundada por Vicente Fittipaldi, há 88 anos, a Orquestra Sinfônica do Recife passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana no dia 9 de outubro.

A Orquestra Sinfônica do Recife conta com 85 músicos, entre primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tubas e percussão.

Últimas notícias