A revista Outros Críticos lança a sua 5ª edição nesta quarta-feira (22), às 19h, no Orbe Coworking e traz a temática O improviso como arte. Além do lançamento, um debate seguido de jam session com os músicos Areia e Hugo Medeiros, fazem parte da programação. A entrada é gratuita.
Além dos artigos de Karol Pacheco, Bruno Vitorino, Bernardo Oliveira e Marcus Fernandes, o artista convidado da vez é o ilustrador Raoni Assis, que cedeu parte de seu portfólio para a capa da revista e demais matérias. A publicação começa com um artigo sobre a improvisação como preceito para a liberdade, além de uma leitura presencial do workshop do baterista Paal Nissen-Love sobre o improviso, realizado no Rio de Janeiro.
E com a voz dos músicos e suas distintas práxis, a publicação delineia o tema com esse foco nas seções crítica de boteco, com Helder Vasconcelos (ex-Mestre Ambrósio) e mediação de Rodrigo Édipo (MI) e Carlos Gomes (Outros Críticos). Na opinião, depoimentos dos músicos Vitor Araújo, Guilherme Kastrup, Marcelo Cabral (Passo Torto), Renata Rosa, Rodrigo Samico (Saracotia), João Paulo Albertim, Sérgio Cassiano e Maíra Macêdo (Choro Brasil) e resenhas dos discos de Romulo Fróes (por Marina Suassuna), Lucas Santtana (por AD Luna) e Feiticeiro Julião (por Jeder Janotti Jr.).
A oralidade do repente, rapper e poetas ao encontro entre a cultura popular e a pesquisa de novos sons para os instrumentos percussivos são outros temas tratados nesta edição. Entrevistas com Areia e Jam da Silva – que em breve lançam em parceria duas faixas no projeto Dois Sons – ensaio, resenhas e coluna sobre o improviso, escrita por Alessandra Leão, também incrementam a 5ª edição da revista.