DATA DE NASCIMENTO

Lula Côrtes é celebrado com exposição e shows no Texas Café Bar

Última série pintada por ele é mostrada no local, onde vários artistas apresentam músicas do repertório do cantor e compositor

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/05/2015 às 6:10
Flora Pimentel/Divulgação
Última série pintada por ele é mostrada no local, onde vários artistas apresentam músicas do repertório do cantor e compositor - FOTO: Flora Pimentel/Divulgação
Leitura:

A data de nascimento de Lula Côrtes (1949-2011) é festejada neste sábado (9/5), no Texas Café Bar, a partir das 14h, com música, artes plásticas, literatura e audiovisual. A última série de pinturas feita por ele será mostrada neste espaço, localizado no Pátio de Santa Cruz, compondo a exposição O peso das cores. Além disso, o lado cantor e compositor de Lula será celebrado com apresentações de diversos artistas, incluindo antigos companheiros de palco dele. A entrada é gratuita.

Serão mostradas sete telas, que Lula deixou em fases diferentes do processo de pintura. "As obras foram pintadas até o final de 2010. Esta é a última série que ele pintou, ele morreu antes de concluir três obras. Quatro delas estão finalizadas, uma está com a metade com tinta e a outra com o esboço, outra tela está só no esboço e uma delas está apenas com a estrutura montada. Ele mesmo montava as telas que usava", detalha Nemo Augusto, filho de Lula.

"A pegada destas obras está no peso das cores, como foi colocado no título. Em cada uma ele trabalhava dentro de uma cor, pegava um elemento e desenvolvia. A maioria das pinturas que estão completas segue a linha desta, com uma espécie de janela e, atrás, uma paisagem com certa profundidade", explica.

As pinturas permanecem no Texas até quarta-feira (13/5) - o local não funciona no domingo (10/5), junto com cinco vinis e duas fotografias de Lula Côrtes. De maneira paralela à abertura da mostra, a partir das 14h, a programação musical começa com uma audição de vinis de do artista. Às 18h tem início a mostra de vídeos, com exibição dos filmes Lula em cortes (2010), dirigido por Marcos Santos, e Mago das artes (2014), de Kátia Mesel. A projeção acontece no terceiro andar. A sala possui lotação de 40 pessoas e os ingressos começam a ser distribuídos, gratuitamente, a partir das 17h no balcão do bar.

Em sua ideia original, a celebração contaria somente com a exposição dos quadros, "mas o pessoal das bandas topou tocar, o pessoal dos vídeos também aceitou participar e foi crescendo a programação. Foi tudo construído na amizade, cada um deu uma ideia e tudo se juntou", conta o filho do músico.

Além da Má Companhia, banda que gravou dois álbuns com o mestre, os cantos de Aninha Martins, Coxas d'Amélia, Devotos, Juvenil Silva e Natália Meira atestam o quanto os novos continuam a crer na canção de Lula Côrtes, tal como o músico orientou em verso de sua música Patativa. A série de pocket shows começa às 20h.

"A gente ainda tem algumas coisas dele que não foram lançadas. Existem três livros, que precisam ser revisados, e alguns discos que ele estava gravando, com Daniel Belleza, lá em São Paulo, e com a Má Companhia. A gente planeja a cada aniversário dele ir lançando este material", adianta Nemo.

Leia mais sobre as atrações musicais do evento no Caderno C deste sábado (9/5), no Jornal do Commercio.

 


Últimas notícias