DISCO

Criolo traz Convoque seu Buda ao Recife

Festival de música sustentável, no Chevrolet Hall, recebe também Racionais MCs, Groundation e o Planta & Raiz.

Karolina Pacheco
Cadastrado por
Karolina Pacheco
Publicado em 23/05/2015 às 8:14
Foto: Divulgação
Festival de música sustentável, no Chevrolet Hall, recebe também Racionais MCs, Groundation e o Planta & Raiz. - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Nas vésperas de seu show com Ivete Sangalo, em entrevista ao JC, o rapper Criolo contou que esperava trazer ao Recife o show do seu terceiro álbum, Convoque seu Buda, lançado em novembro passado. Não demorou muito e cá está ele, para se apresentar neste sábado (23), no festival de música sustentável Recife+Verde, no Chevrolet Hall. Além dele, tocam os Racionais MCs, Groundation e o Planta & Raiz.

Nó na orelha (2011) marcaria a despedida do rapper, no entanto, com o lançamento de Convoque seu Buda, na internet, veio à tona um dos mais aguardados álbuns do ano passado. O disco traz na ficha técnica, além dos parceiros de longa data Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, e do amigo DJ Dandan, nomes em evidência na cena brasileira como Tulipa Ruiz, em Cartão de visita; Rodrigo Campos; Juçara Marçal, em Fio de prumo (Padê Onã); Kiko Dinucci e Thiago França – os três últimos compõem a banda Metá Metá. 

O álbum começa agregador, evocando a força de todo tipo de divindade em seu refrão: Xangô, Oxalá, Buda, Shiva, Ganesh e Zé Pilintra. “E se não resistir / E desocupar / Entregar tudo pra ele, então, o que será?” Os versos fazem referência ao Grajaú, morada do rapper praticamente a vida toda (agora não mais), e outros picos de São Paulo que sofrem com desocupações violentas, mas lembram o ativismo do Movimento Ocupe Estelita, para o qual Criolo compôs e onde o mesmo apresentou, ao vivo e gratuitamente no Recife, a música Sangue no Cais, contra a especulação imobiliária e verticalização.

Edi Rock, Black Alien, Ferréz, Sartre, Nietzsche, Sabotage, Perrenoud e “Padim Ciço”, suas referências de vida e de música, também aparecem nas narrativas cheias de resistência das canções Esquiva da esgrima, Duas de Cinco e Plano de voo, com participação do rapper paulista Síntese. 

Além do rap, Criolo desbrava ritmos como samba, rock, reggae e forró – este último, em moldes de um baiãozinho romântico na música Pegue pra ela, sublimada com os pífanos de Thiago França. Quiçá, uma herança de seus pais pernambucanos.

MÚSICA SUSTENTÁVEL

O Recife+Verde realizará coleta seletiva de lixo, eco copos (paga-se R$ 5 para utilizar o copo que pode ou não ser devolvido e ter o dinheiro de volta), decoração com mais de 5 mil garrafas pet e latinhas doadas à ONG para reciclagem. A cada dez ingressos vendidos, uma árvore será plantada no Recife, em uma ação em parceria com o Exército Brasileiro.

Ouça Convoque seu Buda na íntegra:

   

Últimas notícias