CENTRO CULTURAL

Paço do Frevo faz arrastão com a Pitombeira dos Quatro Cantos

Público pode aproveitar para conferir a mostra sobre a relação do bairro de São José com o frevo, que vai sair de cartaz

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/12/2015 às 12:15
Gil Vicente/Divulgação
Público pode aproveitar para conferir a mostra sobre a relação do bairro de São José com o frevo, que vai sair de cartaz - FOTO: Gil Vicente/Divulgação
Leitura:

O Paço do Frevo promove, neste domingo (6/12), um arrastão do frevo por ruas do Bairro do Recife com participação da Pitombeira dos Quatro Cantos. O cortejo parte do Marco Zero, às 16h.

Esta é uma parte da programação prevista pelo centro cultural para o mês de dezembro, quando termina o período de visitação da mostra São José, Territórios do Frevo, que está em cartaz desde a aberta do espaço. Para marcar o término da exposição será realizada uma roda de diálogo no próximo domingo (13/12), às 15h, com a historiadora e pesquisadora da cultura popular Carmem Lélis. O ingresso para o Paço do Frevo garante a entrada na roda de diálogo.

A temática da próxima mostra é "o frevo experimental". Segundo os idealizadores da nova exposição, que será inaugurada em 2016, a ideia é provocar uma maior interação entre os públicos do museu.

 

Programação completa do mês de dezembro:

Hora do Frevo - Novas leituras instrumentais no hall de entrada do museu
Sempre nas sextas-feiras, às 12h. Acesso gratuito, sujeito à lotação
04/12: Freviolado – Projeto Especial do Quinteto Violado
18/12: Rafael Marques

Sábado no Paço - Apresentações culturais de grupos e agremiações na Praça do Frevo (3º andar)
Sempre nos sábados, às 16h. Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.
05/12: Mostra de Dança do Paço do Frevo O Eu e a Dança?
12/12: Orquestra Frevessência

Arrastão do Frevo - Cortejo com as orquestras e agremiações de frevo pelas ruas do Bairro do Recife.
Todo primeiro domingo do mês, concentração às 15h no Marco Zero e saída às 16h.
06/12: Pitombeira dos Quatro Cantos, com participação dos alunos e professores do Paço do Frevo 

Mostra de Dança do Paço do Frevo - Encerramento do ano letivo da Escola de Dança do Paço do Frevo, com relatos e experiências. Orun Santana é o convidado especial. Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.
05/12, às 15h: Frevo em Debate "O Eu e a Dança" com todos os professores e relatos das experiências dos alunos da escola. Convidado especial Orun Santana. Sala Nelson Ferreira (1º andar).
05/12, às 16h: Meia Noite, apresentação de Orun Santana. Praça do Frevo (3º andar)
05/12, às 16h30: Apresentação das turmas da Escola de Dança do Paço do Frevo. Praça do Frevo (3º andar)

06/12, às 15h: Aulão com os professores  na concentração do Arrastão do Frevo (Marco Zero). Acesso gratuito.

Observatório do Frevo - Programa de interlocução, estudos e pesquisas do Paço do Frevo.
09/12, às 15h: Programa de Pesquisa do Paço do Frevo em 2016, no Centro de Documentação e Pesquisa Guerra Peixe. Acesso gratuito, sujeito à lotação.

São José, Territórios do Frevo
13/12, às 15h: Roda de conversa com Carmem Lélis, uma das curadoras da exposição temporária do Paço do Frevo. Historiadora e pesquisadora da cultura popular, coordenou o Inventário de registro do frevo como patrimônio imaterial do Brasil (IPHAN) e da humanidade (UNESCO). Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.

Ensaios Abertos
04, 08 e 09/12, das 14h às 17h: Lua Alegria, na Praça do Frevo (3º andar). Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.
06/12, das 14h às 16h: Teatro de Brecht, na Praça do Frevo (3º andar). Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.

Pastoril Giselly Andrade - Celebrando o Ciclo Natalino e encerrando a programação de dezembro, o Paço do Frevo abre as portas para uma outra expressão da cultura popular
26/12, às 17h, no Praça do Frevo (3º andar). Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.

Todos nos Museus - Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade. Aberto a interessados, não necessita inscrição prévia. Reflexões, conversas e atividades sobre acessibilidade em museus e instituições culturais.
12/12, às 9h: Oficina de Objetos Multissensoriais - atividade de confecção de objetos auxiliares na visitação a espaços culturais para mediação voltada às pessoas com deficiência. Sala Nelson Ferreira (1º andar). Entrada pela portaria lateral do Paço do Frevo (Rua Domingos Martins). Acesso gratuito, sujeito à lotação.

Falando para o Mundo - Com microfone aberto na Praça do Frevo (3º andar), os visitantes serão convidados a cantar, recitar poesias, contar causos e histórias que evocam a poesia e a memória do frevo, do carnaval.
Sábados e domingos, das 14h às 18h. Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.

Vivência Vamos Cair no Passo - Utilizando-se do binário do frevo, ao término da visita, o/a visitante experimenta 10 passos básicos e encerra com um jogo de improvisos, orientado/a pelos educadores Jorge Viégas e João Vieira. Apresentar o ingresso do Paço do Frevo para ter acesso.
Terças-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Sábados e domingos, das 14h às 17h

Últimas notícias