Stand-Up Comedy

Os melhores do Recife no Stand-Up Comedy

A final do II Campeonato Pernambucano de Stand-Up Comedy Open Mic revela novos comediantes do Estado

JEFFERSON SOUSA
Cadastrado por
JEFFERSON SOUSA
Publicado em 04/12/2016 às 12:00
Divulgação
A final do II Campeonato Pernambucano de Stand-Up Comedy Open Mic revela novos comediantes do Estado - FOTO: Divulgação
Leitura:

É possível que todo mundo tenha algum amigo engraçado, ou talvez você mesmo seja ele. Fazer um grupo de amigos rir é relativamente fácil, principalmente por conhecê-los e saber o que vão gostar de ouvir ou não. Mas, já imaginou tentar arrancar risadas de diversas pessoas que você não conhece, tendo que usar um texto original escrito por você e sem poder se caracterizar ou utilizar qualquer outro recurso teatral que não seja a própria fala e gestos? O nome disso é Stand-Up Comedy, categoria note-americana de humor que chegou ao Brasil há alguns anos e que tem Recife como um dos polos nacionais.

A noite do stand-up recifense é composta pelo Camaleão Bar, que realiza a Quarta do Riso; pelo Bistrô Musik e o Marinus Bar, que abrem seus espaços para o estilo humorístico todas as quintas; e, nos domingos, é a vez do Texanno’s Bar, que excepcionalmente hoje (04) recebe a final do II Campeonato Pernambucano de Stand-Up Comedy Open Mic, às 19h30.

Finalistas

(Carlos Santos, João Júlio, Rafael Freire e Rodolfo de Paula/ Divulgação)

O campeonato, que tem como finalista os open mic (iniciantes no humor) João Júlio, Rafael Freire, Carlos Santos e Rodolfo de Paula, é organizado pelos comediantes Thiago Sena, Marcílio Rodrigues e Naara Oliveira, com o intuito de fomentar a cultura e encontrar novos talentos para o cenário do gênero.

“A ideia de revelar novos humoristas foi realizada com sucesso. Surgiram várias surpresas boas durante o decorrer do campeonato. Com certeza, em um futuro próximo, alguns deles conseguiram fazer apresentações longas e com mais qualidade ainda”, diz Thiago Sena, que está no ramo desde 2012 e, em 2015, foi finalista do Risadaria, maior campeonato de Stand-up Comedy do Brasil.

A primeira edição do campeonato aconteceu em 2012, sob a organização de Rodrigo Marques, atual apresentador do A Culpa é do Cabral – programa humorístico do canal por assinatura Comedy Central –, e por Gustavo Pardal, finalista do Prêmio Multishow de Humor 2014. “Participei da primeira edição desse campeonato e isso foi muito especial para a minha carreira, então ter contribuir para que a segunda edição acontecesse tem sido algo gratificante. Hoje somos 15 humoristas profissionais de Pernambuco fazendo Stand-Up Comedy dentro e fora do Estado, mas espero que esse número cresça ainda mais nos próximos anos”, diz Marcílio Rodrigues, que completou: “tenho certeza, depois de mim, Naara e Thiago, quem vai ter o papel de lançar outros campeonatos serão esses que estão chegando agora.”

Uma das justificativas para o Estado ser tão forte no gênero é, sem dúvida, a união que todos os profissionais têm um com os outros. “Foi ótimo ver de perto 20 participantes aprendendo e evoluindo. Fizemos tudo com muito carinho e vamos continuar fazendo, pois o empenho é para que está e todas as noites sejam memoráveis para o público”, completa Naara.

Após as apresentações dos finalistas, fecham a noite os profissionais Marcílio Rodrigues, Thiago Sena e Kedny Silva. O último está no Stand-Up há 8 anos, com passagens por diversos programas da televisão aberta e fechada.

OUTROS GRANDES NOMES DO ESTADO

standupp1

(Kedny Silva, Renato Bartolomeu, Gustavo Pardal, Drailton Oliveira e Rafael Tibério/ Divulgação)

Kedny Silva mescla textos de humor negro com temas do cotidiano, relacionamento e acontecimentos inusitados da sua vida. Se apresentou em vários estados do Brasil, como: RJ, PB, AL, RN, SP, PE, tendo feito 2 temporadas em são Paulo no ano de 2015, e também no melhor Comedy Club da América Latina, o Comedians Comedy Club. Integrante de 3 grupos de humor: Os ideais da Comédia-PE, Os Insanos-PE e Comedia de 4-PB. Fez participação especial em programas de TV onde se destacou no programa Tudo É Possível, da Rede Record e na cobertura do Carnaval 2013 para a Tv Jornal.

Renato Bartolomeu começou a fazer Stand Up Comedy em 2008, um ano antes de colaborar na criação do grupo Os Ideais da Comédia, que faz parte até hoje. Em 2012 foi convidado fixo do grupo Tripé da Comédia, além de ter sido vencedor na etapa nordeste do Risadaria, representando assim a sua região no 2º Campeonato Brasileiro de Stand up Comedy, realizado em São Paulo. Hoje, com centenas de shows realizados, é considerado um dos melhores humoristas do nordeste.

Gustavo Pardal é integrante do grupo Os Ideais da Comédia e iniciou carreira como humorista em 2008. Na televisão, foi finalista do Campeonato Brasileiro de Stand up Comedy do Programa Tudo É Possível na Rede Record, e vencedor da Maratona do Humor. Em 2014 foi finalista do Prêmio Multishow de Humor. Já participou, na Rede Record, do Programa do Gugu, Tudo a Ver e Programa da Tarde. Atualmente viaja pelo Brasil com seu show solo Olha o Passarinho.

Drailton Oliveira é ator desde 2009, mas iniciou carreira como humorista no ano de 2011 nos Marmanjos da Comédia, grupo fundado e dirigido por ele, que encenava esquetes, pantomimas e personagens. Hoje, Drailton se destaca na cena com o "Dr. Guará", personagem que lhe rendeu visibilidade nacional no programa Tudo É Possível, da Rede Record.

Rafael Tibério começou no stand-up em 2014 e de lá pra cá foi ganhando espaço no cenário pernambucano. Foi co-criador do canal Quero Nem Idéia, da produtora QNI Produções.

standup2

(Rubens Santos, Flavio Andrade, Bruno Romano, Alisson Castro e Luciano Rundrox/ Divulgação)

Rubens Santos iniciou sua carreira em 2005, aparecendo na cena nacional no programa Show do Tom, em 2008. Percorreu 10 estados com seu show Comédia 4 em 1 onde apresenta seu solo de Stand Up e 3 personagens. No cinema, Rubens atuou em O Som Ao Redor e em Aquarius, ambos do premiado diretor Kleber Mendonça Filho. Na televisão esteve na novela Velho Chico, da Rede Globo, e atualmente faz parte do elenco do humorístico pernambucano Papeiro da Cinderela, na Tv Jornal SBT.

Flavio Andrade é ator profissional e tem 7 anos de carreira como humorista. Atuou em espetáculos de diversos gêneros: comédias, infantis e dramáticos. Em 2015 foi semifinalista do Prêmio Multishow de Humor e já levou seu espetáculo à cidades como Rio de Janeiro, Maceió, Fortaleza, João Pessoa, dentre outras. Também conhecido por dar vida ao personagem Seu Botelho.

Bruno Romano iniciou os trabalhos no stand-up comedy em 2008 em um dos projetos do comediante Murilo Gun. Participou do Risadaria, maior festival de humor da América Latina, além de diversos programas de TV, como Tudo é Possível, da Rede Record, do Prêmio Multishow de Humor, e Domingão do Faustão, da TV Globo.

Alisson Castro, além de ator formado em Artes Cênicas pela UFPE, é humorista, encenador, professor, roteirista, cenógrafo e cenotécnico. Formou, em 2012, o grupo de humor Os Tampas em parceria com o humorista Luciano Rundrox. Escreveu, dirigiu e atuou nos espetáculos Como Não Se Fazer Um Stand-Up e Negócio Da Coisa, mesclando esquetes, stand-up comedy e personagens.

Luciano Rundrox trabalha há 20 anos com teatro. Há 3 anos dá vida ao personagem Pastor Ubirajara, que tem mais de 30 mil seguidores no Facebook. Em 2015 se destacou nacionalmente ao participar do Prêmio Multishow de Humor.

Últimas notícias