ABL

Morre Eduardo Portella, escritor e ex-ministro da Educação

O professor era um dos integrantes da Academia Brasileira de Letras desde 1981

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/05/2017 às 16:31
Guilherme Gonçalves/Divulgação
O professor era um dos integrantes da Academia Brasileira de Letras desde 1981 - FOTO: Guilherme Gonçalves/Divulgação
Leitura:

Morreu nesta terça (2) o escritor baiano Eduardo Portella, vítima de uma parada cardíaca. Ex-ministro da Educação no período da ditadura militar brasileira, ele pertencia as fileiras da Academia Brasileira de Letras (ABL), que decretou luto pela sua morte.

O corpo dele será velado na sede da academia e, na quarta (3), ele será enterrado no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

O presidente da ABL decretou luto pela perda de Eduardo, que ocupava a cadeira de número 27. “Com a ausência de Eduardo Portella, perde o Brasil um excepcional pensador da cultura, um professor e crítico de alta presença e porte. A Casa de Machado de Assis, um Acadêmico de forte liderança e marcada atuação”, disse Domício Proença Filho, o presidente da instituição.

TRAJETÓRIA

Eduardo Portella nasceu em Salvador em 1932. Estudou parte da vida no Recife, e fez curso superior aqui, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em 1955. Começou os seus trabalhos na crítica literária nesse período, com amizade com pernambucanos como Mauro Mota e Gilberto Freyre.

Também chegou a ensinar, mais tarde, Filosofia e Letras na UFPE. Foi Ministro da Educação, Cultura e Desportos durante a ditadura militar brasileira, entre 1979 e 1980, durante o governo de João Figueiredo.

Últimas notícias