ENTREVISTA

Dani Noce fala sobre curso de confeitaria e produção de conteúdo

Confeiteira que faz sucesso no YouTube e redes sociais vai ensinar as bases da confeitaria e técnicas profissionais

Eugênia Bezerra
Cadastrado por
Eugênia Bezerra
Publicado em 02/03/2018 às 14:52
Divulgação
Confeiteira que faz sucesso no YouTube e redes sociais vai ensinar as bases da confeitaria e técnicas profissionais - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com seus quase 2 milhões de inscritos, o canal de Danielle Noce no YouTube é o maior canal de confeitaria da América Latina. Dani Noce e Paulo Cuenca conquistaram uma legião de fãs produzindo vídeos nos quais ensina-se receitas ou em que eles aparecem experimentando sabores e aprendendo sobre culturas ao redor do mundo. Todos eles exalam a personalidade do casal. Agora, a brasileira formada pela École Lenôtre (Paris) se lança em outro projeto: Um curso on-line sobre as bases da confeitaria e técnicas profissionais. Na entrevista a seguir, Dani Noce fala sobre esse e outros trabalhos.

O curso de Dani Noce é realizado pela plataforma Curseria, que já lançou cursos com o chef de cozinha Henrique Fogaça, o Dr. Barakat e a influenciadora Tata Estaniecki. Há condições especiais para quem se inscrever no Confeitaria com Dani Noce durante o período de pré-venda, que termina nesta sexta-feira (2/3): Além de receber 30% de desconto, o participante terá acesso antecipado ao conteúdo do curso, a partir de 31 de março, e a uma live exclusiva com uma receita e interação com a professora.

O conteúdo é diferente do que é passado por Dani Noce no YouTube e o formato, afirma ela, é inédito no Brasil: "Porque ele é um curso que tem teoria, tem embasamento, bem profundo inclusive, e ao mesmo tempo mistura isso com a prática para a pessoa conseguir realmente fazer em casa e vender e abrir uma confeitaria. A gente passa desde explicar todos os materiais que ela precisa ou se ela realmente precisa comprar até, por exemplo, como cada ingrediente reage dentro de cada  receita. Então como que o ovo funciona dentro de uma massa de bolo, mas como que ele funciona em uma torta? E a manteiga? E a gente ainda faz inúmeras preparações de receitas, ingredientes que a gente tem na indústria, como, por exemplo, leite de coco, leite condensado, inclusive a própria manteiga, creme de leite fresco, a gente faz isso do zero no curso e ainda entramos em várias receitas depois muito interessantes para ela poder produzir realmente e ganhar dinheiro com isso. Eu acho que está um curso muito, muito completo".

"Ao mesmo tempo também é um curso para aquela pessoa que não quer abrir um negócio, não que abrir uma confeitaria, mas sim aquela pessoa muito entusiasta que adora fazer receita e que realmente vai conseguir fazer melhor as suas próprias receitas, então o curso abrange aí todos esses tipos de profissionais e também de pessoas que só querem fazer um bom bolo em casa. O legal é que o material oferecido pela Curseria é bem completo, além das dezoito videoaulas que gravamos a pessoa também tem acesso ao material de apoio com as técnicas e processos corretos para aprender as bases e os processos da confeitaria", completa Dani Noce.

"As gravações são feitas com uma produção bem maior do que a que a gente trabalha hoje no Youtube, então é uma equipe bem grande, inclusive pessoas me ajudando para preparar os materiais com antecedência porque a gente tinha um curto tempo para gravar, então na verdade as gravações foram um pouco cansativas, mas com certeza muito produtivas, tenho certeza que vai ficar um material muito lindo depois", compara Dani.

Multiplataforma

Ao longo das 18 aulas do curso Confeitaria com Dani Noce serão mostradas mais de 50 receitas, algumas francesas e outras criadas pela própria confeiteira, que já fez trabalhos na TV e tem três livros publicados até o momento (Por Uma Vida Mais Doce, A Receita da Felicidade e A Doce Cozinha de Dani Noce). Ela também é produtora e diretora da Enfim Filmes - e, quem acompanha o canal, sabe que a produtora está de casa nova. 

Sobre a produção de vídeos diferentes, ela afirma: "Eu acho que a primeira coisa é você ter uma equipe em quem você realmente confia e que te ajuda de verdade. Eu acho que isso é o principal né? E treinar essa equipe da maneira da maneira que você realmente quer que ela trabalhe para você conseguir fazer tudo isso, mas ao mesmo tempo é ser muito organizada, para conseguir encaixar cada uma dessas coisas de modos diferentes, porque são produções completamente diferentes e ao mesmo tempo determinada e muito pró-ativa. Eu acho que essas três qualidades são os fatores para você conseguir fazer tudo o que quer".

Essa multiplicidade deve continuar fazendo parte da vida de Dani e Paulo. "Eu acho que a multiplicidade é lei aqui, porque você não pode, definitivamente, isso em qualquer área em que você esteja, colocar todos os seus ovos em uma mesma caixinha. É preciso você multiplicar, dividir, diversificar, isso é super super importante para que você tenha uma carreira prospera", opina a confeiteira, antes de explicar que eles já estão pensando em outros projetos, mas não podem falar sobre eles por enquanto.

Fazenda

Além da obra na produtora, o público do canal Dani Noce acompanha a preparação de uma fazenda adquirida pelo casal. "A gente já está colocando várias coisas no canal da obra da produtora, na Fazenda ainda está mais devagar porque o processo lá é diferente. A gente está fazendo uma casa que é toda montada por encaixe, ela não tem nenhum prego, então é uma construção muito mais trabalhosa", explica Dani Noce.

Ela afirma que, no YouTube, esse processo da fazenda será mostrado mais para a frente. No entanto, a confeiteira já mostra conteúdo relacionado à nova empreitada do casal no Instagram. "A gente já está fazendo curso de agrofloresta, que é onde a gente quer entrar, e mostra isso no Stories também.  Eu acho que é sempre importante que você continue mostrando as coisas novas, principalmente essa coisa da agrofloresta, que é super novo para o mundo. Acho que a gente tem quase que uma obrigação de mostrar para o nosso público que da para fazer coisas diferentes e ser diferentes", diz.

Instagram

Com um perfil no Instagram tem mais de 700 mil seguidores, Dani Noce aproveita para falar sobre diversos assuntos com seus seguidores (como a já citada agrofloresta, por exemplo) e esclarecer dúvidas, construindo uma relação bem próxima. "Para mim essa é realmente a base do trabalho na internet, se você não estiver disponível para responder perguntas, dúvidas que sejam das mais básicas até as mais complexas para um público que está próximo de você, você não consegue hoje em dia trabalhar com a internet, porque as pessoas realmente te demandam inúmeras dúvidas e você precisa gostar disso na verdade, você precisa gostar de conversar com esse público, como se fossem amigos mesmo", afirma ela.

"Eu tenho uma relação muito próxima com o meu público que é: sempre que tem algum problema, sempre que tem alguma confusão ou alguma coisa nova, eu sempre estou ali para responder e esclarecer as dúvidas deles e também bater papo porque isso também é muito importante na internet. Não é nem questão de você estar respondendo dúvida, mas um assunto que as vezes surgiu no mundo mesmo, nada a ver com você, mas é bom você falar, bom você comentar, ver se as pessoas estão ligadas, então isso é super importante para a gente conseguir se relacionar. É importante na vida e é importante na internet também", continua.

Viagens

Manaus, São Francisco, Finlândia, Israel, Jordânia, Turquia e Patagônia são alguns dos destinos pelos quais Dani e Paulo já passaram, com aquele perfil de viajante que busca aprender algo em cada viagem. E, no caso deles, com o intuito de compartilhar com os vídeos o que eles encontram em cada destino (diferente de alguns vlogs disponíveis na internet, mais focados nas pessoas que viajam do que nos lugares). 

"Os vlogs de viagem são a parte mais solta, eu diria, do canal. Então a gente vai realmente nos lugares que a gente quer ir, quando a gente faz uma pesquisa para uma cidade ou para uma natureza, algum lugar que a gente quer ir, a gente pesquisa bastante, faz um roteiro baseado no que a gente gostaria de ver naquele lugar e eu acho que por isso que a gente normalmente transparece que está tão feliz, é por isso eles são tão soltos e gostosos de assistir, sabe? E a gente se identifica também porque se da errado a gente fala que deu errado, se aconteceu alguma coisa estranha a gente fala também e claro quando a gente ama os lugares é o que a gente mais fala. É a parte que é mais divertida do canal", avalia Dani Noce.

Crescimento

Dani lembra que, no início do canal no YouTube, umas seis pessoas participavam da gravação. Mas, quando ela e Paulo foram morar na França, os dois passaram a gravar o conteúdo sozinhos e, até hoje, o trabalho segue assim. "Só eu e o Paulo gravamos e a gente gosta muito disso porque a gente fica muito livre para falar as coisas que a gente deseja falar, um compreende o outro, o que que o outro quer. A gente se completa, um começa uma frase e o outro termina, então é muito gostoso a gente continuar assim, só nós dois, sem uma mega produção em volta para gravar, que talvez travaria muito mais a gente", acredita Dani.

"Depois a gente tem a outra parte, da produção, que mudou ao longo do tempo. Antes era só o Paulo que editava, a gente tem a parte de pós-produção, temos os nossos produtores, que já tem um tempo fazem isso pra gente. O Paulo agora só edita quando a gente quer fazer um novo piloto, então o programa inicial ele edita e depois a gente passa como a gente quer essa edição para as pessoas, para os nossos editores, é claro que a gente continua dirigindo os episódios. Eles editam e mandam para a gente novamente, muita coisa a gente dirige em câmera mesmo, a gente tá gravando e já fala: oh, aqui você entra com a transição tal, aqui você coloca tal e tal coisa, mas muitas outras coisas também a gente faz na pós, eles editam, eles mandam e fala aqui você tira, aqui corta, pergunta o que aconteceu com a imagem tal que as vezes ninguém sabe onde foi parar, aí a gente quer colocar e eles tiraram fora porque achavam que não era uma coisa tão importante. Enfim, isso a gente faz também até hoje", ressalta.

Últimas notícias