Comenda

Galo da Madrugada entre os agraciados com a Ordem do Mérito Cultural

Maior comenda da cultura no Brasil premiou também Afonso Oliveira e Beto Kelner

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2017 às 19:54
Alexandre / JC IMAGEM
Maior comenda da cultura no Brasil premiou também Afonso Oliveira e Beto Kelner - FOTO: Alexandre / JC IMAGEM
Leitura:

Três pernambucanos - duas pessoas físicas e uma agremiação - estão entre os 32 agraciados com a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria pública da Cultura no Brasil, concedida em cerimônia nesta terça-feira (19) no Palácio do Planalto, em Brasília.
O tema escolhido pelo Ministério da Cultura neste ano foi "Cultura, Inovação e Empreendedorismo". Segundo o Ministério da Cultura (Minc), o objetivo foi homenagear toda a cadeia produtiva da cultura e não apenas uma personalidade, como tradicionalmente ocorre desde 1995.

Assim, foram premiados o estilista Beto Kelner, que faz objetos de arte e design utilitário em parceria com comunidades, o produtor cultural Afonso Oliveira, notório pelos meios inovadores de promoção e produção de manifestações da cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco, e o bloco carnavalesco Galo da Madrugada.

Para Rômulo Menezes, diretor do Galo da Madrugada, o tema anual da premiação tem tudo a ver com o Galo. "O galo é um gerador de renda enorme, é uma entidade criativa que cria oportunidades culturais em todas as épocas do ano". Ainda segundo o diretor, o galo realiza eventos ao longo de todo ano. No São João, por exemplo, o "Forrozão do Galo" que reúne cerca de 60 mil pessoas por noite é um grande gerador de renda para as comunidades carentes do bairro de São José e do Coque. 

Apresentação

Segundo Rômulo, o "grand finale" do evento foi uma apresentação de passistas, orquestra e estandarte com muito frevo que abrilhantou a festa. "Todo mundo dançou ao som do frevo. Levantou a plateia inteira que deu vivas. Até o presidente pediu pra bater foto com a gente. Superou todas as expectativas", afirmou o presidente do Galo. 

"As atividades culturais e criativas constituem um setor cada vez mais relevante da economia brasileira, que responde por 2,64% do PIB e gera um milhão de empregos diretos. Trata-se de uma fonte de desenvolvimento econômico para a qual o Brasil demonstra grande vocação, que apresenta alto impacto na geração de renda, emprego e inclusão. Além disso, apresenta baixíssimo impacto ambiental", destacou o ministro Sá Leitão.

Personalidades como Carla Camurati e Renato Aragão também foram agraciados. Confira a lista de contemplados:

A LISTA

Classe Grã-Cruz
Renato Aragão (Didi);
Augusto Marzagão;
Domingo Alzugaray;
Eduardo Portela;
Ivo Barroso;
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni).

Classe Comendador
Luiz Calainho;
Mãe Neide Oyá D´Oxum;
Luis Severiano Ribeiro;
Marcelo Bertini;
Eduardo Saron Nenes;
Ricardo Amaral;
Roberto Minczuz;
Marcelo Bratke;
Fernando Alterio;
Ana Miranda;
Pierre Andre Mantovani.

Classe Cavaleiro
Marcelo Dantas;
Carlos Tufvesson;
Jair de Souza;
Genival Lacerda;
Maria Ignez Montovani;
D. Onete;
Carla Camurati;
Claudia Costin;
Paulo Cruz;
Luciane Gorgulho;
Afonso Oliveira;
Beto Kelner;
Roberto Santucci.

Sem grau de classe
Galo da Madrugada
Moeller & Botelho Produções Artísticas

Últimas notícias