Repercussão

Discurso de Daniela Mercury contra censura no FIG gera repercussão

As opiniões estão divididas nas redes diante do discurso da cantora Daniela Mercury em defesa da peça 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu'

Editoria de Cultura
Cadastrado por
Editoria de Cultura
Publicado em 23/07/2018 às 12:59
Foto: Fundarpe/Divulgação
As opiniões estão divididas nas redes diante do discurso da cantora Daniela Mercury em defesa da peça 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu' - FOTO: Foto: Fundarpe/Divulgação
Leitura:

No último sábado, a apresentação de Daniela Mercury subiu no palco Mestre Dominguinhos inflamou e dividiu o público do principal polo do Festival de Inverno de Garanhuns, gerando diversas reações posteriormente nas redes sociais.  Ao final da canção Nobre Vagabundo, a cantora baiana fez um discurso contra a censura e opressão, engatilhado pela retirada da programação do festival o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu, em que a atriz trans Renata Carvalho dá vida à Jesus Cristo.

"Me choca profundamente que os políticos desse país censurem uma peça de teatro, que censurem uma exposição de arte de grandes artistas, é de uma petulância absurda. Arte é para incomodar, é para fazer pensar, é para refletir, para libertar a cabeça de merda. Não me venham agora com ignorância, querendo conceituar o que é arte e o que não é. A nossa constituição não é a Bíblia!", afirmou a cantora. O público que se encontrava próximo ao palco aplaudiu as palavras e algumas reações contrárias foram vistas na área mais afastada e nos camarotes laterais.

As manifestações seguiram nas redes sociais. Na publicação no Facebook da matéria do JC sobre o caso, comentários contrários ao posicionamento de Mercury prevaleceram, correspondendo a cerca de 71% do total das respostas. Boa parte acusa a cantora de ser desrespeitosa com as religiões cristãs. "Para ser respeitado é imprescindível respeitar! A crença, a religiosidade, o respeito ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Atitude totalmente reprovável desta cantora, só prevalece o lado deles!”, afirmou uma usuária. “Deveria ter vergonha de uma atitude como essa. Ela estava lá para entreter as pessoas, tudo bem dar a sua opinião, mas sem desrespeitar ninguém né. Mais respeito, por favor!”, diz outra na mesma postagem. “Tem muito cantor por aÍ seja aqui no Brasil ou no exterior que são gays assumidos, muito talentosos e não precisa de apelar para sua opção sexual pra aparecer na mídia, escreveu o leitor Daniel Guedes, da enquete feita pelo JC em sua página no Facebook.  Já as manifestações de apoio são de aproximadamente 6%.

Em outras redes, como o Twitter, Mercury angariou mais apoio. “Daniela Mercury é das minhas. Nada de meias-palavras! Com ela, as palavras são inteiras, sinceras e poderosas! Ela tem consciência do papel da cultura na transformação das mentalidades e das relações, no sentido de reconhecer a diversidade humana e cultural”, afirmou o deputado federal Jean Wyllys em seu perfil. “Daniela Mercury que mulher!! O show dela não é apenas um show, é um manifesto! Um manifesto pelo amor, um manifesto pela liberdade”, disse um perfil da plataforma.

A atriz, por sua vez, Renata Carvalho compartilhou vídeos de Daniela Mercury e se disse agredecida pela cantora e por todos os artistas que protestaram contra a censura durante o festival. “Hoje (sábado) a Daniela Mercury fez show no Festival de Inverno de Garanhuns, mesmo festival que censurou O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Desde a abertura do festival, no dia 19 com o grupo A Barca dos Corações Partidos, vários artistas estão se colocando contra a censura e a transfobia que nosso espetáculo vem sofrendo. Festival que o tema é ‘Um viva à liberdade!’, mas liberdade para quem? Para quais corpos? Grata a todos os artistas, grupos e coletivos pelo fortalecimento e posicionamento”, afirmou.

A Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe se pronunciaram através de uma nota emitida pela organização do Festival de Inverno de Garanhuns. "O FIG respeita a livre manifestação dos artistas e que o tema da liberdade nunca foi tão necessário e pertinente como nesta 28ª edição do festival".

A RETIRADA

 O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu foi retirado da programação do festival quando o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis começou uma ofensiva contra a apresentação da peça na imprensa, afirmando que não permitiria o uso do Centro Cultural para a realização do espetáculo. “Não temos nada contra os transsexuais, mas isso é uma coisa que atinge o cristianismo, as pessoas, as religiões”, afirmou em entrevista à Rádio Jornal.

Nesse contexto, a Secretaria de Cultura de Pernambuco decidiu cancelar a apresentação, explicando, através de nota oficial, que a motivação foi “a polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam”.

A peça será realizada de forma privada após um financiamento coletivo feito pela internet. Por motivos de segurança, a data, horário e local só será divulgado para quem comprou os ingressos. O espetáculo foi exibido este ano no Recife dentro da programação do Festival Trema.  

Últimas notícias