ESTRANGEIROS

Menos burocracia para estrangeiros na retirada da carteira de trabalho

O MTE autorizou que os órgãos da administração pública direta e indireta passem a realizar esse tipo de atendimento e fornecer a carteira

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/06/2015 às 13:47
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
O MTE autorizou que os órgãos da administração pública direta e indireta passem a realizar esse tipo de atendimento e fornecer a carteira - FOTO: Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Leitura:

Estrangeiros agora podem solicitar e receber a carteira de trabalho no Brasil com mais facilidade. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou que os órgãos da administração pública direta e indireta passem a realizar esse tipo de atendimento e fornecer a carteira.

De acordo com o Ministério, o principal objetivo da medida é descentralizar e desburocratizar as atividades, diminuindo o tempo de espera e os custos, além de aumentar a eficiência no atendimento aos profissionais e o acesso aos serviços. A mudança faz parte de um conjunto de iniciativas que o MTE vem colocando em prática, a fim de modernizar os serviços prestados pelo órgão em todo o país. Com isso, a emissão do documento deverá ser realizada apenas através do Sistema Informatizado da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPSWeb).

“Com a modernização da legislação e os investimentos em tecnologia, houve redução de 24% no número de processos atendidos pela Coordenação-Geral de Imigração”, diz o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Segundo dados divulgados pelo Ministério, em 2014, 51.751 trabalhadores estrangeiros foram autorizados a trabalhar em território brasileiro. Outros cerca de 10 mil – que vieram ao País para curtos períodos de trabalho – foram autorizados diretamente nos consulados dos países de origem.


Últimas notícias