LIVRE COMÉRCIO

Argentina e Itália querem acelerar acordo da União Europeia e Mercosul

O presidente da Argentina, Maurício Macri, acredita que a integração entre a UE e o Mercosul seria uma oportunidade de gerar emprego e reduzir a pobreza

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 08/05/2017 às 16:28
Foto: Elza Fiúza /Agência Brasil
O presidente da Argentina, Maurício Macri, acredita que a integração entre a UE e o Mercosul seria uma oportunidade de gerar emprego e reduzir a pobreza - FOTO: Foto: Elza Fiúza /Agência Brasil
Leitura:

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o da Itália, Sergio Mattarella, que realiza uma visita a Buenos Aires, advogaram nesta segunda-feira (8) por um pronto encerramento das conversas para alcançar um acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. As informações são da Agência EFE.

Durante a recepção a Mattarella na Casa Rosada, sede da Presidência argentina, Macri destacou que tanto a Argentina como o bloco que forma com Brasil, Paraguai e Uruguai (com a Venezuela suspensa) têm a determinação de acelerar "as conversas com a UE".

"Acreditamos que a integração entre ambos os blocos seria uma oportunidade maravilhosa de criação de empregos, de oportunidades para reduzir a pobreza e gerar progresso compartilhado para todos", disse o governante sul-americano.

Mattarella por sua vez destacou que a negociação Mercosul-UE é "muito importante" porque envolve um mercado de 700 milhões de pessoas. Segundo ele, a obtenção de um acordo "é um objetivo muito importante para nossos países, para as comunidades das quais fazemos parte e também para o equilíbrio da comunidade internacional", apontou.

"Seguramente (esse acordo) vai ser alcançado e a Itália oferece todo seu esforço neste sentido. Será outro sinal da importância da abertura comercial que é do interesse de todos os países na comunidade internacional", considerou o líder italiano.

Diminuição das barreiras

O acordo UE-Mercosul, que está em negociação desde 1999, mas nos últimos anos ganhou impulso novamente, suporia uma diminuição das barreiras tarifárias e não tarifárias e um melhor acesso a mercados diversos.

Mattarella chegou nesse domingo (7) à Argentina para realizar a primeira visita oficial de um presidente italiano ao país sul-americano em 16 anos. Durante o encontro na Casa Rosada, os governos de ambos países assinaram acordos de colaboração em distintas matérias, como educação, segurança, ciência e meio ambiente.

Últimas notícias