Cerca de três mil comerciários que atuam em cidades do Litoral Norte vão receber um aumento salarial de 9%. Esse reajuste foi assegurado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio das Cidades do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (Sindecom) e com isso, os profissionais passarão a ganhar um valor acima do piso salarial para a categoria.
O acordo foi firmado com a participação do Sindicato das Empresas no Comércio e Serviços do Eixo Norte (SindNorte) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Olinda (Seco), o que garantiu que os comerciários de Olinda também fossem contemplados com a medida.
Além do aumento, os trabalhadores receberão também um acréscimo de 9,36% no valor da cesta básica mensal, que passa de R$ 120 para R$ 132.
O presidente do Sindecom, Fábio Porto, afirmou que o novo percentual equivale ao que foi garantido aos comerciários recifenses. “Diante da crise e recessão que o País está vivendo, e o comércio em especial, com a redução dos postos de trabalho, queda nas vendas e fechamento de empresas do ramo, nós consideramos que o percentual foi satisfatório”, assegurou.
O percentual foi assegurado retroativo ao mês de junho, e o pagamento da diferença dos meses de junho e julho deverá ser pago na folha de pagamento de agosto. Com data-base fixada em 1º de junho, a convenção coletiva vale para o biênio 2015/2016.