preços

Inflação deve passar de 10% com alta no preço de alimentos e energia

A última vez que isso ocorreu foi em novembro de 2003, quando chegou a 11,02%

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 06/11/2015 às 15:55
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A última vez que isso ocorreu foi em novembro de 2003, quando chegou a 11,02% - FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Leitura:

Pela primeira vez em 12 anos, a inflação oficial, medida pelo IPCA, deve chegar a dois dígitos no acumulado em 12 meses.

Economistas consultados pela reportagem preveem que a alta dos preços dos alimentos e da energia vão colocar o índice pouco acima de 10% em novembro.

A última vez que isso ocorreu foi em novembro de 2003, quando chegou a 11,02%. Naquele ano, o país enfrentava uma crise gerada pela incerteza do mercado financeiro sobre o primeiro governo do PT.

Em outubro, a inflação oficial do país foi de 9,93% em 12 meses. Metade dessa alta veio do custo de se morar (com alta da energia elétrica e taxa de água e esgoto) e de comer (com alta dos alimentos).

Pelos cálculos da LCA Consultores, a inflação mensal deve até desacelerar de outubro (0,82%) para novembro (0,66%). Mas isso será insuficiente para impedir que em 12 meses o índice acumule uma alta de 10,09%.

Segundo a consultoria, a energia elétrica residencial deve subiu 2,13% este mês, acelerando em relação aos 0,87% de outubro. O motivo é o reajuste de 16% na tarifa de energia da concessionária Light, no Rio.

"A inflação deve fechar o ano acima de 10% se o o governo aumentar o preço da CIDE dos combustíveis de R$ 0,10 para R$ 0,40. E nós acreditamos que isso deve ocorrer", disse Fabio Romão, economista da LCA.

Segundo Romão, o CIDE seria elevada no início de dezembro para compensar a dificuldade de recriar a CPMF, o imposto provisório considerado pelo governo como uma "ponte" do ajuste fiscal do país.

Marcel Caparoz, da RC Consultores, diz que novembro e dezembro são meses em que historicamente ocorre aceleração dos preços, como nas passagens aéreas, o que deve se repetir neste ano.

"Os combustíveis podem continuar sendo pressionados no mês pelo álcool", disse Caparoz, que prevê a inflação em 0,67% em novembro, acumulando 10,1% em 12 meses.

Para André Perfeito, economista da Gradual Investimentos, o índice de inflação deve chegar a 10,03% em novembro. O índice deve permanecer nesse patamar até o fim do ano, apesar do menor impacto dos combustíveis.

Em relatório, o banco de investimentos Credit Suisse destaca que a alimentação em casa vai continuar pesando sobre o índice. A inflação desse grupo de produtos responde por 16% do IPCA e avançou 10,2% em 12 meses até outubro.

Últimas notícias