MUDANÇAS

Receita esclarece regra de retenção de tributos

A norma também esclarece que a dispensa da retenção do imposto de renda e das contribuições alcança somente as receitas das entidades imunes e isentas

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/10/2016 às 12:52
Foto: Reprodução
A norma também esclarece que a dispensa da retenção do imposto de renda e das contribuições alcança somente as receitas das entidades imunes e isentas - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A Receita Federal publicou nessa terça-feira (11) a Instrução Normativa (IN) n.º 1.663 de 2016 para esclarecer regras sobre retenção de tributos nos pagamentos efetuados por órgãos federais. O ato normativo contempla a alteração promovida pela Lei n.º 13.137, de 2015, que modificou o prazo de recolhimento do imposto de renda e das contribuições retidas pelas entidades da administração indireta do setor público federal.

Esclarecimentos

A norma também esclarece que a dispensa da retenção do imposto de renda e das contribuições alcança somente as receitas das entidades imunes e isentas referente aos serviços prestados que são objeto das finalidades essenciais para as quais foram criadas. "Dispõe-se que a entidade imune e isenta é obrigada a declarar a condição de imunidade e isenção ao órgão contratante nos moldes dos requisitos constantes na IN", diz a Receita.

O Fisco esclareceu ainda que a norma regulamenta a obrigatoriedade das entidades contratantes de informarem na DIRF, relacionada aos fatos ocorridos a partir de 2017, os pagamentos efetuados às entidades imunes e isentas.

 

Últimas notícias