A intenção de consumo das famílias caiu 1,7% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A queda foi provocada principalmente pela piora na perspectiva de compra a prazo (-11,9%).
Leia Também
- Intenção de Consumo das Famílias cresce 0,5% entre outubro e novembro
- Intenção de consumo das famílias sobe 2,4% em outubro, diz CNC
- Intenção de Consumo das Famílias cresce 4,1% entre agosto e setembro
- CNC: retomada na intenção de consumo das famílias depende do mercado de trabalho
- Intenção de Consumo das Famílias cai 21% em relação a julho de 2015, diz CNC
Também houve quedas na avaliação sobre a renda atual (-6,9%), no nível de consumo atual (-5%) e na perspectiva profissional (-0,9%). Por outro lado, houve crescimento na avaliação sobre o emprego atual (1,2%), perspectiva de consumo (7,3%) e momento para a compra de bens duráveis (8,4%).
Comparação com intenção de consumo em dezembro de 2016
Na comparação com dezembro de 2016, a intenção de consumo das famílias manteve-se estável. Se por um lado, houve queda em componentes como o emprego atual (-1%) e a renda atual (1%), por outro, houve crescimento de 3,2% no momento para compra de duráveis e de 1,7% no nível de consumo atual.