brasília

O que muda com terceirização para todas as atividades das empresas

Projeto que flexibiliza as relações trabalhistas no País foi aprovado na noite desta quarta (22)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/03/2017 às 21:24
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Projeto que flexibiliza as relações trabalhistas no País foi aprovado na noite desta quarta (22) - FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Leitura:

Texto-base

O principal ponto aprovado pelo Congresso na noite desta quarta (22) é a permissão das empresas para terceirizar inclusive a atividade-fim, não apenas atividades acessórias das empresa. Significa, por exemplo, que uma escola poderá contratar professores terceirizados. Antes, terceirização só podia ocorrer em funções como limpeza, alimentação, vigilância, jardinagem.

Empregos temporários

O texto também regulamenta pontos relacionados ao trabalho temporário. Em vez de três, agora será de seis meses o tempo máximo da contratação, podendo extender o vínculo por mais 90 dias. No período, os funcionários temporários terão a mesma jornada de trabalho, o mesmo salário, serviço de saúde e auxílio alimentação dos funcionários normais.

Apoiadores x Críticos

Os apoiadores do projeto defendem que a existência de uma lei sobre o assunto garante segurança jurídica dos trabalhadores e empregadores, que a especialização do serviço vai aumentar a produtividade, que a lei vai provocar a criação de vagas.

Os opositores temem a precarização da relação trabalhista, a demissão em massa dos trabalhadores que estão sob o regime CLT para a contratação de terceirizados, com remuneração menor. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) considera a liberação da terceirização de todas as atividades inconstitucional.

Últimas notícias