As vendas do comércio varejista caíram 0,20% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio exatamente no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,20% a uma alta de 1,80%, com mediana positiva de 0,50%.
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Na comparação com fevereiro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 3,2% em fevereiro de 2017. Nesse confronto, as projeções iam de uma retração de 6,00% a 8,60%, com mediana negativa de 7,00%.
As vendas do varejo restrito acumularam retração de 2,2% no ano e queda de 5,4% em 12 meses.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,40% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um crescimento de 0,50% a 3,10%, com mediana positiva de 1,90%.
Na comparação com fevereiro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 4,2% em fevereiro de 2017. Nesse confronto, as projeções variavam de uma retração de 5,00% a 8,70%, com mediana negativa de 7,10%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 2,1% no ano e redução de 7,5% em 12 meses.
Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 1,0% em fevereiro. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas teve alta de 1,5% em fevereiro.