A demanda por crédito do consumidor cresceu 4,6% entre maio e abril, descontados os efeitos sazonais, segundo o indicador da Boa Vista SCPC. Na análise interanual também houve aumento, de 7,9%. Já no acumulado em 12 meses, a demanda do consumidor por crédito continua recuando, mas a Boa Vista ressalta que a queda de 6,9% é 1,6 ponto porcentual menor que o resultado acumulado até abril.
Leia Também
- Índices de crédito mostram fundo do poço e retomada lenta, diz Serasa
- Demanda por crédito das empresas cai 5,4% em maio
- Procura por crédito sobe 7,2% em maio, diz Serasa
- BB e BNDES estudam nova linha de crédito para pequenas e médias empresas
- Boa Vista e SPC Brasil veem menor demanda por crédito em junho
- Serasa Experian indica crescimento de 5% na demanda por crédito em maio
Na margem, a demanda por crédito no setor financeiro teve expansão de 8,3%, enquanto no segmento não financeiro a alta foi de 1,9%. Em 12 meses, a retração nas instituições financeiras foi de 11,3% e houve declínio de 3,9% no setor não financeiro.
Tendência do Consumidor
Segundo a Boa Vista, os resultados da tendência do indicador ainda demonstram uma demanda por crédito negativa em função de fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado, que ainda impõe maior cautela e aversão ao consumo pelas famílias.
Contudo, a instituição espera que a demanda do consumidor por crédito atinja níveis positivos até o final de 2017. "Com o recente alento da economia e com melhores perspectivas juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador", explica.