App

Uber: nota do passageiro pode influenciar nas viagens com o aplicativo

Avaliações muito baixas e muito altas podem assustar motoristas

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 28/06/2017 às 20:47
Foto: Internet/reprodução
Avaliações muito baixas e muito altas podem assustar motoristas - FOTO: Foto: Internet/reprodução
Leitura:

No episódio de abertura de sua terceira temporada, intitulado “Queda Livre”, a narrativa da série britânica Black Mirror mostra uma realidade paralela em que todos os indivíduos do mundo podem avaliar os outros com notas de um até cinco, e as pontuações importam na vida cotidiana que, até para comprar a casa própria, é necessário ser um cidadão com bom ranking.

E como a vida imita a arte, no aplicativo de caronas remuneradas Uber, os passageiros podem avaliar motoristas também com pontuação de 1 até 5. O que poucos usuários sabem, no entanto, é que eles também recebem notas dos condutores de veículos, de acordo com sua conduta no momento da corrida, e a pontuação obtida pode interferir na aceitação ou não de uma nova corrida.


“Uma viagem no Uber deve ser uma boa experiência para os motoristas também. Eles não deveriam ter que lidar com clientes agressivos, violentos ou desrespeitosos”, aponta a empresa em um comunicado veiculado em seu blog. Na prática, passageiros com avaliação muito baixa podem ter dificuldade de conseguir um carro, pois os motoristas entendem que eles podem apresentar comportamentos desagradáveis para grande parte dos parceiros, como se alimentar dentro do veículo, sujar os bancos, fazer comentários agressivos, não ser educado com o motorista, deixar o condutor do veículo esperando tempo demais pela sua chegada e outras posturas negativas.


Preocupada com a questão, a estudante Marina Ribeiro, usuária do aplicativo, diz que procura sempre agir de forma a conservar sua nota alta. “A avaliação positiva pra mim é um feedback do motorista sobre minha civilidade e educação. Se só tenho notas boas, estou agindo conforme o esperado pelo app e pelos motoristas, e não estou sendo abusiva ou mal educada durante a corrida”, comenta. Atualmente, a média de avaliações da passageira é 4,93.


No caso dos motoristas, o aplicativo afirma que pode suspender a atividade de motoristas que mantém uma média de avaliação abaixo de 4,6. Para os usuários, entretanto, não há esta regra, mas o cliente pode ser proibido de contar com o app caso fique provado que apresentou uma postura inapropriada, capaz de justificar seu desligamento.


Além da avaliação baixa, os condutores também se preocupam com uma nota alta demais para os passageiros. Na opinião do motorista André Soares, quando o cliente apresenta uma pontuação máxima no aplicativo, algo pode estar errado. “O maior problema é quando vemos uma nota máxima. Enquanto motorista, você está muito vulnerável, porque só vemos o primeiro nome da pessoa e a avaliação. Se o passageiro tem cinco estrelas, pode ter algo errado, como uma possibilidade de assalto, diz.

Quem concorda é a motorista Irene de Fátima. “Você fica meio receoso, porque é difícil a pessoa se dar bem com todo mundo. Ou você realmente nunca usou o aplicativo, ou baixou apenas para cometer um crime. Dependendo da hora, a gente toma mais cuidado”, comenta.

VEJA SUA NOTA

A nota de cada usuário da Uber pode ser visualizada no aplicativo. O número está disponível no menu principal localizado do lado esquerdo da tela, abaixo do seu nome.

Últimas notícias