EVENTO

Seminário promovido pelo SJCC reafirma a importância da educação

Cerca de 200 convidados participaram do debate que integra projeto Educação, Emprego e Futuro

LUIZA FREITAS E ADRIANA GUARDA
Cadastrado por
LUIZA FREITAS E ADRIANA GUARDA
Publicado em 14/08/2017 às 20:10
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Cerca de 200 convidados participaram do debate que integra projeto Educação, Emprego e Futuro - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Um público formado por empresários, gestores e educadores se reuniu na manhã desta segunda-feira (14) no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) para discutir o papel da iniciativa privada no desenvolvimento do sistema educacional do País. O seminário Educação, Emprego e Futuro faz parte da discussão proposta pelo SJCC, que nesse fim de semana deu início a uma série de reportagens em todos os seus veículos de comunicação que aborda exemplos de empresas que conseguiram mudar realidades ao oferecer uma formação de qualidade a jovens da rede pública. Cerca de 200 pessoas participaram do evento.

» REPORTAGEM ESPECIAL: Educação, Emprego e Futuro

A necessidade inadiável da interferência da iniciativa privada e da sociedade civil como um todo foi o tom que permeou todo o encontro. O evento foi iniciado com palestras do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna (IAS), Mozart Neves Ramos; o ministro da Educação, Mendonça Filho; o secretário estadual de educação, Frederico Amancio; e o assessor executivo do Movimento Santa Catarina pela Educação, Antonio José Carradore. Após as apresentações individuais, todos se reuniram em uma mesa de debates para responder a questões levantadas pela plateia.

Através de dados alarmantes sobre o nível da educação brasileira, os palestrantes mostraram que a qualidade do que é oferecido em sala de aula está diretamente ligada à produtividade, competitividade e solidez econômica de um país. No Brasil, entre os anos de 2002 e 2012, a produtividade média individual do trabalhador brasileiro evoluiu apenas 0,6%, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na prática, os dados mostram que, sem uma formação adequada, a mão de obra brasileira não utiliza toda a sua capacidade produtiva, o que a torna mais custosa para o empresariado.

» REPORTAGEM ESPECIAL: O exemplo de Santa Catarina

“Quando se levanta a questão do custo de se investir em educação eu sempre lembro da frase do ex-reitor de Harvard Derek Bok, que dizia ‘se você acha que a educação é cara, experimente a ignorâncias’”, comentou Mozart Neves. Ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-secretário de educação do Estado, ele destaca um número alarmante: a cada minuto um jovem abandona a escola no Brasil. Para combater essa realidade, foram identificados alguns pontos que precisam de atenção especial do governo e da sociedade civil. “O professor é peça fundamental nesse processo de transformação e precisamos ter humildade para reconhecer que não estamos dando uma formação adequada a eles desde a universidade. Enquanto não colocarmos o dedo nessa ferida não vamos conseguir resolver nada”, afirmou.

Já o ministro Mendonça Filho destacou a necessidade de discutir a qualidade do ensino que é oferecido pelas três instâncias de governo (municipal, estadual e federal). “Nos últimos anos, o Brasil avançou muito no que se refere à inclusão e à oportunidade. O investimento triplicou nos últimos 12 anos. O orçamento de 2017 é na ordem de R$ 139 bilhões, no ano passado ele foi de R$ 129 bilhões. Então temos muitos recursos sendo aplicados, o problema está na qualidade da educação que está sendo oferecida”, destacou Mendonça.

» REPORTAGEM ESPECIAL: O que é feito em Pernambuco

Para inspirar os empresários de Pernambuco, o assessor do Movimento Santa Catarina Pela educação – que foi apresentado como case na série de reportagens do SJCC – mostrou o funcionamento da iniciativa. “Nossa meta central é de que, até 2024, todos os trabalhadores do nosso Estado tenham o ensino básico concluído”, destacou. Lá, mais de 2 mil empresas aderiram ao projeto nos últimos cinco anos e desenvolvem alguma ação voltada para o desenvolvimento da educação pública.

REPORTAGEM

Antes do seminário, o ministro Mendonça Filho e o diretor do IAS Mozart Neves participaram de uma entrevista ao vivo na TV JC - confira abaixo, na página do Jornal do Commercio do Facebook ou no canal do YouTube (TV JC). A série especial Educação, Emprego e Futuro continua a ser veiculada até esta sexta-feira (18) na TV Jornal e Rádio Jornal. Na televisão, uma nova matéria é apresentada a cada dia nos programas Notícias da Manhã (7h30), TV Jornal Meio-Dia (11h40) e O Povo na TV (19h15). Na rádio, os ouvintes poderão conferir o conteúdo no Redator de Plantão, às 6h. Após a veiculação de toda a série, o material será compilado no endereço, mesmo endereço da reportagem elaborada especialmente para a internet, com conteúdos extras.

Últimas notícias