A Fundação Procon São Paulo recebeu, até o início da manhã desta sexta-feira, 24, pelo menos 109 reclamações. As principais queixas eram sobre maquiagem de descontos, produtos ofertados não disponíveis, mudanças de preço logo após a finalização da compra, pedidos cancelados após o fim da venda e páginas bloqueadas devido ao congestionamento nos sites.
BLACK FRIDAY
Especialistas alertam que com a dificuldade enfrentada pelas vendas em meses anteriores há promoções que começaram já no mês passado, o que torna mais frágeis as referências de preço dos produtos e abre mais espaço para maquiagem. O Procon-SP divulgou recentemente uma "lista suja" com as lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. No total, são 518 estabelecimentos. Há reclamações diversas que ficam como alerta aos consumidores: desde fretes muito caros até atraso nas entregas, além de produtos danificados ou que divergem do anunciado. Segundo o Procon-SP, a partir do levantamento, a instituição procura evitar que a população seja lesada e o tão sonhado desconto acabe se transformando em pesadelo.