A inadimplência das empresas brasileiras caiu 6,5% em 2017 na comparação com 2016, informou a Boa Vista SCPC nesta terça-feira (30). O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, como cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.
Leia Também
- Inadimplência do consumidor brasileiro caiu 3,5% em 2017
- Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro, diz Boa Vista SCPC
- Inadimplência pode cair 45% com cadastro positivo, estima Febraban
- Inadimplência do consumidor cai 7,1% em setembro, diz Boa Vista SCPC
- Cartão de loja é o tipo de crédito que mais leva à inadimplência
- Serasa: inadimplência com cheque atinge 1,82%
No quarto trimestre ante terceiro trimestre, com ajuste sazonal, houve recuo de 4,3% na inadimplência, e, em relação ao mesmo período de 2016, o declínio foi de 10,1%.
Segundo a Boa Vista SCPC, após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do 2º trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte das instituições que o concedem.
Expectativa
A expectativa da instituição é que a inadimplência siga em nível baixo. "Para os próximos trimestres espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência, uma vez que a retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros deverão proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial."