Evento

Softex realiza hoje TI de Impacto

Programa de capacitação, que envolve 15 empresas do Recife, visa disseminar a cultura de inovação na rotina corporativa

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/07/2014 às 1:35
Leitura:

Não somos tão inovadores quanto pensávamos. O Brasil este ano perdeu seis posições no Índice Global de Inovação 2013 (Global Innovation Index – GII) e ficou na 64ª posição, atrás de países como Chile (46º), Uruguai (52º), Argentina (56º) e México (63º). Essa queda motivou a Softex nacional a promover o TI de Impacto – Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação.

O primeiro módulo acontecerá hoje, a partir das 9h, no Impact Hub Recife (Rua do Bom Jesus, 180). O projeto prevê, ao todo, 80 horas de treinamento e 30 horas de orientação empresarial, para capacitar – até o mês de dezembro – 45 companhias: 15 em São Paulo, 15 em Curitiba e 15 no Recife. “A inovação não pode ser um ‘espasmo’ dentro da empresa. Essa questão foi tratada muito tempo como um projeto dentro da empresa: vamos fazer algo inovador agora e depois a vida continua. Não é assim. Inovação tem que ser uma cultura permanente”, explica o presidente da Softex, Ruben Delgado. 

O TI de Impacto pretende orientar as empresas participantes sobre a importância da inovação para as organizações e sobre a necessidade de se pensar a companhia de forma global. Durante seus três dias de duração, os participantes identificarão o status atual da empresa no âmbito da inovação e a sua posição no cenário global, incluindo a apresentação de casos de sucesso.

Da região Nordeste, farão parte do projeto as empresas Educandus, Active Soft, PC Informática, Telein, Amsyst, Planner Sistemas, Total Informática, Insix, PCG – Procenge, Interativa Digital, QE2, Mídiavox, Qualinfo, NCTI e SW Quality. Nove empresas serão selecionadas para a etapa internacional, que inclui orientação empresarial, visitas a empresas e instituições em São Francisco e no Vale do Silício, nos Estados Unidos, além de convites de acesso ao Gartner Symposium/ITXpo 2014. Na volta ao Brasil, elas receberão mais 30 horas de orientação empresarial (24 nacional e 6 internacional) para refinar a estratégia desenvolvida e preparar a sua implementação.

O segundo módulo do TI de Impacto será realizado de 7 a 9 de agosto. “O desenvolvimento de ambientes inovadores gera valor econômico e social, melhora o posicionamento competitivo das empresas e contribui para a criação de empregos de melhor qualidade, além de aumentar a eficiência produtiva e o crescimento sustentado do País”, acredita Delgado.

Últimas notícias