Polêmica têxtil

Lixo hospitalar é devolvido aos EUA

Os dois contêineres com 46 toneladas de tecidos sujos de sangue humano embarcaram na manhã deste sábado no navio Cap. Irene rumo ao Porto de Charleston, na Carolina do Sul

Leonardo Spinelli
Cadastrado por
Leonardo Spinelli
Publicado em 21/01/2012 às 9:27
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
transporte de contêineres - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

Pouco depois das 06h30 da manhã deste sábado, dia 21, os dois contêineres com lixo hospitalar importados dos EUA foram embarcados no navio Cap. Irene para retornarem ao Porto de Charleston, no Estado da Carolina do Sul, lugar de onde nunca deveriam ter saído. As cerca de 46 toneladas estava apreendidas no Complexo de Suape desde o começo de outubro do ano passado.

O navio, de bandeira liberiana, seguirá para o Porto de Santos, depois ruma para a Argentina para então se dirigir aos EUA. A estimativa é de que a embarcação só atraque em Charleston no próximo mês de fevereiro. Os dois contêineres ficarão em um local separado dos outros 2.800 que estão sendo transportados pela embarcação na sua parada no Porto de Suape.

A empresa responsável pelo transporte é a mesma que trouxe o carregamento para Pernambuco, a Hamburg Süd. O material foi importado pela empresa NA Intimidade Ltda., situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. O grupo é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura se a importação foi intencional e se a empresa pernambucana agiu em conluio com a americana Texport Inc., a exportadora, cujo sócio é brasileiro e também está sob investigação da PF.

Últimas notícias