Intercâmbio

Fecomércio realiza missão empresarial do Nordeste a Cuba

Proposta é ampliar as relações comerciais da região com o país caribenho

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/10/2015 às 7:00
Rodrigo Moreira/Divulgação
Proposta é ampliar as relações comerciais da região com o país caribenho - FOTO: Rodrigo Moreira/Divulgação
Leitura:

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial de Cuba, atrás apenas de China e Venezuela. Na última década, as exportações para a ilha quadruplicaram, chegando a US$ 450 milhões. Com a retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, em dezembro de 2014, e a expectativa do fim do embargo norte-americano, a perspectiva é de que o país caribenho avance no processo de recuperação econômica. O Nordeste quer participar desse movimento, oferecendo produtos e serviços em vários setores. A Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), em parceria com o Sebrae, vai protagonizar um movimento de inserção nordestina. Entre os dias 1º e 8 de novembro, as duas entidades realizam a Missão Empresarial Nordeste do Brasil à República de Cuba. Será a 18ª edição da missão, realizada desde 1996, que já passou por 14 países e contou com 800 participantes.

“Cuba e Brasil mantém relações comerciais há 20 anos, mas a região Sudeste sempre foi a principal parceira. Em março do ano passado instalamos o consulado para o Nordeste em Salvador e estamos realizando workshops e seminários para apresentar as oportunidades de investimento em Cuba. Em agosto fizemos um seminário no Porto do Recife, em novembro vamos fazer um evento em Fortaleza”, observa a cônsul geral de Cuba para o Nordeste, Laura Ivet Pujol Torres. Ontem ela participou da apresentação da missão para empresários pernambucanos, durante evento no Senac.

“Temos convicção de que a missão será tão bem sucedida quanto foram as outras. Pernambuco se destaca em setores de interesse dos cubanos, a exemplo de confecções, construção civil, gesso, bebidas, alimentos, fruticultura e tecnologia da informação. Durante a missão, vamos realizar dentro da 33ª Feira Internacional de Havana, um seminário sobre oportunidades de investimentos e de negócios no Nordeste do Brasil, com a participação de 200 empresários do Brasil e de Cuba”, destaca o presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque.

Além da participação na feira e no seminário, a missão empresarial será recebida por representantes da Câmara de Comércio e do Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba. Está programada, ainda, uma visita ao Porto de Mariel e à Zona Especial de Desenvolvimento Econômico, que oferece condições fiscais diferenciadas aos investidores. No final da missão, um dia será dedicado a uma visita ao Canal do Panamá.
Os empresários interessados em participar da missão devem se inscrever no site www.fecomercio-pe.com.br

Últimas notícias