VAREJO

Comerciantes do Recife devem esticar promoções da Black Friday

Em shoppings e no centro do Recife, muitos lojistas prometem esticar as promoções

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 26/11/2016 às 7:33
Foto: Bianca Bion/Especial JC Imagem
Em shoppings e no centro do Recife, muitos lojistas prometem esticar as promoções - FOTO: Foto: Bianca Bion/Especial JC Imagem
Leitura:

As promoções da Black Friday devem se estender até este domingo (27) no Recife. Pelo menos é o que garantem os comerciantes, frustrados por conta do fraco movimento da última sexta-feira.

No varejo recifense, assim como no de todo o Brasil, a esperança é impulsionar o faturamento neste fim de ano, tanto no comércio tradicional quanto no online. Em Pernambuco, a queda acumulada até setembro é de 10,7%, de acordo com o IBGE. Não por acaso, muitos lojistas prometem esticar as promoções e manter os descontos pelo menos no decorrer do fim de semana. 

“O movimento no Centro já estava fraco e os protestos influenciaram ainda mais. Ano passado, a Black Friday foi excelente”, lamenta o vendedor da Casas Leo, Guilherme Oliveira. Entre os consumidores que conseguiram chegar ao Centro, mesmo com as manifestações, está o aposentado Macário Nascimento, 67 anos. Ele veio de Porto de Galinhas até o bairro de Santo Antônio conferir as ofertas. “Desde 2010 compro na Black Friday. Já consegui fazer muita compra boa, como a de uma TV e de um som”, afirma.

De lojas de roupa às de calçados e variedades, quase todos os segmentos apresentavam ofertas. Na Rua da Imperatriz, a Di Santini, por exemplo, vendia sapatos por R$ 10. Alguns consumidores, no entanto, não perceberam abatimentos realmente generosos em setores como o de eletrodomésticos. “Estou buscando celulares, TV, fogão e outros itens de uso diário, mas não senti os descontos. Há três meses espero para comprar na Black Friday. Vou escolher a loja que oferecer as melhores condições de pagamento, como maior número de parcelas”, explica a aposentada Dijanete Perruci, que foi às compras com a filha e a neta em um shopping.

Os centros de compra, aliás, estiveram lotados. No RioMar, as Lojas Americanas chamaram atenção pela longa fila de clientes em busca de produtos com até 70% de desconto e a possibilidade de parcelamento em 12 vezes. O estabelecimento abriu as portas às 6h e oferecia promoções em vários itens, de protetor solar a celulares e televisores. O estudante Diogo Campos, 22, esperou duas horas, mas diz que valeu a pena. “Estou levando forno microondas e vários itens do dia a dia, que realmente estão com preços mais baixos”, diz.

Em comparação com os dias comuns, o RioMar registrou aumento de 10% no público na Black Friday. Os descontos serão estendidos até domingo. O Shopping Guararapes é outro que estenderá as promoções. Até as 16h de ontem, cerca de 50 mil pessoas visitaram o mall. Até o fim do expediente, a expectativa era a de atingir um público de 90 mil, 7% a mais que no ano passado. 

O Shopping Recife estimava receber 100 mil pessoas até as 23h, com incremento de 85% nas vendas. Até as 16h, no Tacaruna, o movimento já era 10% maior que o do ano passado, quando a mesma promoção levou 71 mil pessoas ao mall. No Plaza, não foi possível estimar a quantidade de pessoas que passaram pelo local. Nesses três shoppings, os lojistas ainda vão decidir se manterão os descontos.

No comércio eletrônico, os números preliminares mostram que a Black Friday deve superar as estimativas. Monitoramento da Ebit verificou que o faturamento registrado entre 00h e 14h de ontem foi de R$ 1,1 bilhão. Os celulares representam pelo menos 25% das vendas. Televisores e livros, outros 25%.

IMÓVEIS

As construtoras embarcaram na onda de promoções da Black Friday e oferecem imóveis com até 50% de desconto até o fim deste mês no País. No Recife, a Imobiliária Eduardo Feitosa promove a Black Week EF, ação que reúne promoções de empresas como a PE Construtora, Moura Dubeux, Exata Engenharia, Nacional Empreendimentos e Gabriel Bacelar, entre outras.

Últimas notícias