Comércio internacional

Indústria de vidros Owens Illinois usa Porto de Suape para exportar

Fabricante de embalagens de vidro está no Brasil desde 1917

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 08/02/2017 às 7:00
Divulgação
Fabricante de embalagens de vidro está no Brasil desde 1917 - FOTO: Divulgação
Leitura:

Líder mundial no mercado de embalagens de vidro, a empresa norte-americana Owens Illinois (O-I) começou a exportar sua produção pelo Porto de Suape. O mercado-alvo é o México, que está sendo abastecido garrafas de vidro para a indústria de bebidas não alcoólicas. Os embarques-teste tiveram início em dezembro, mas já se tornaram semanais.

Até agora a empresa exportou 900 toneladas de vidros em 50 contêineres saindo de Suape e desembarcando no porto mexicano de Veracruz (o maior do país). As garrafas são produzidas na fábrica da empresa localizada no bairro recifense da Várzea (antiga Companhia Industrial de Vidros/CIV, que pertencia ao grupo pernambucano Cornélio Brennand e foi adquirida pela Owens Illinois em 2010).

As negociações para o início das exportações começaram no segundo semestre do ano passado. “A operação em Suape foi bastante tranquila e ocorreu da maneira que esperávamos. Tivemos o suporte da equipe comercial de Suape nas negociações em busca das melhores tarifas de frete internacional, fator preponderante para o sucesso da operação. Queremos continuar essa parceria em 2017 e ampliar nossa atuação no mercado internacional por meio do aumento do volume exportado. Pernambuco é estratégico para os negócios da O-I e pensamos em utilizá-lo como hub para exportações”, afirma o gerente de Compras da Owens Illinois, Leonardo Nogueira Pinto.

Em relação a movimentação geral de cargas de Suape, os volumes embarcados pela O-I são pequenos, mas têm relevância por utilizar Suape como concentrador de cargas para suas exportações. Em 2016, o complexo movimentou 22,7 milhões de toneladas, registrando recorde e se destacando pelo transporte de combustíveis.

PRESENÇA

No Brasil desde 1917, a O-I é conhecida pela marca Cisper. A operação brasileira conta com 2.700 funcionários e três fábricas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). No mercado nacional, a empresa tem em carteira clientes como Ambev, Heineken, Itaipava, Brasil Kirin, Cerpa, Therezópolis, Diageo, Campari, Coca-Cola, Nestlé, Heinz, Unilever, Sakura, Olé, Yakult e outras.

Últimas notícias