Concessão

Aeroporto do Recife pode ser privatizado, diz Ministro do Planejamento

Segundo o Ministro Dyogo Oliveira, o terminal está entre os dez de uma nova leva que deve ser concedida à iniciativa privada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/03/2017 às 10:10
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Segundo o Ministro Dyogo Oliveira, o terminal está entre os dez de uma nova leva que deve ser concedida à iniciativa privada - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

Divergências sobre o modelo de concessão do Aeroporto do Recife à iniciativa privada começam a aparecer entre os discursos da Infraero e do governo federal. Enquanto a empresa planeja vender 49% dos ativos do terminal de passageiros para captar recursos, o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, declara que o Aeroporto dos Guararapes poderá ser totalmente privatizado. Segundo Oliveira, o terminal está entre os dez que deverão fazer parte de uma nova lista de concessão para a iniciativa privada. 

De acordo com pesquisa do Ministério dos Transportes, o aeroporto local é considerado pelos passageiros como o melhor do Nordeste e o segundo melhor do País. Por causa dos resultados, a Infraero não quer abrir mão do controle.

Na semana passada, foram leiloados os Aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)

“Não vejo vantagens nesse modelo de concessão parcial. As questões políticas são muito fortes no controle da Infraero. Além disso, uma empresa privada vai preferir adquirir um aeroporto em que haja venda total ou participação majoritária”, opina o professor do Laboratório de Finanças (LabFin) e mestre em administração e mercado financeiro, Alexandre Cabral.

Procurado, o Ministério do Planejamento afirmou que ainda não há previsão de data ou formato definido para a realização das concessões. O processo está em definição juntamente com o Ministério dos Transportes e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). E, segundo a pasta de Transportes, o modelo adotado dependerá do andamento da reestruturação da Infraero.

A reestruturação citada se refere ao fato de que a empresa será dividida em quatro. A primeira vai cuidar das Sociedades de Propósito Específicas (SPEs) – formada pelo primeiro lote de concessão de seis aeroportos realizada em 2013; a segunda fará a transferência da parte de navegação aérea para a Aeronáutica; a terceira vai continuar prestando serviços aeroportuários. A quarta será a Infraero Aeroportos, que se responsabilizará pelo controle dos aeroportos que têm posse.

HUB

Em declaração à agência de notícias Reuters, o presidente da Latam, Enrique Cueto Plaza, afirmou que a empresa voltará a realizar estudos para viabilizar o Hub no Nordeste

Sobre o centro de conexões, Alexandre Cabral, da LabFin, acredita que a privatização do Aeroporto dos Guararapes pode favorecer o Recife na disputa, visto que seus concorrentes (Natal e Fortaleza) já estão nas mãos da iniciativa privada e isso facilita o aporte de recursos para a realização do projeto e a desburocratização das negociações.

Últimas notícias