ENERGIA

Aneel vai definir o aumento da conta de luz hoje

Os percentuais de reajuste entrarão em vigor no próximo sábado

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 25/04/2017 às 8:01
Foto: JC Imagem
Os percentuais de reajuste entrarão em vigor no próximo sábado - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reúne hoje, a partir das 9h, e vai definir os percentuais de aumento da tarifa da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). De forma preliminar, a instituição defende um reajuste de 2,35% para os clientes residenciais da distribuidora e uma queda de 1,28% para os grandes consumidores, como por exemplo, a indústria. Os percentuais aprovados entrarão em vigor no próximo sábado.

Na reunião da diretoria da Aneel, o processo da Celpe será o sexto a ser julgado de uma lista de 39. Os índices citados acima foram divulgados antes da Aneel fazer uma audiência pública para explicar à sociedade como foram feitos os cálculos da agência. A audiência pública ocorreu no último dia 08 de março e depois disso foi dado um prazo para os interessados enviarem contribuições.

A Aneel analisou todas as contribuições enviadas para definir os percentuais a serem aprovados hoje. O aumento não é linear e cada tipo de consumidor tem um percentual diferente de reajuste.

IMPACTO

Os consumidores pernambucanos terão uma conta atípica em abril. Durante este mês, será aplicada uma redução de 15,31% da conta de luz por causa da retirada de uma cobrança indevida da energia produzida pela Usina Nuclear de Angra 3. Essa redução ocorrerá apenas na energia consumida nos 30 dias de abril.

Ainda este mês, a bandeira vermelha no patamar 1 voltou a ser cobrada. Isso significou um acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh consumidos. A tendência é a bandeira continuar vermelha pelo menos até novembro próximo porque a situação dos reservatórios das principais hidrelétricas do País continua crítica com a quantidade de água abaixo do esperado para a época.

O sistema de bandeiras foi instituído para repassar ao consumidor, já no mês seguinte, um pagamento extra, quando aumentam os custos de produção da energia. Com pouca água nos reservatórios, diretores da Aneel já afirmaram que a tendência é ocorrer a cobrança da bandeira vermelha até o final deste ano. É torcer para chover. Caso contrário, a bandeira vermelha pode atingir o patamar 2 e a conta de luz ficar ainda mais alta para todos os brasileiros.

Últimas notícias