MOVIMENTAÇÃO

Cresce em 9,1% as exportações de cargas do Aeroporto do Recife

O crescimento foi registrado no primeiro trimestre deste ano contra o mesmo período do ano passado

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 02/05/2017 às 15:28
Foto: Divulgação da Infraero
O crescimento foi registrado no primeiro trimestre deste ano contra o mesmo período do ano passado - FOTO: Foto: Divulgação da Infraero
Leitura:

O terminal de logística de cargas (Teca) do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) registrou, no primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 9,1% no setor de exportações no primeiro trimestre de 2017. O complexo logístico recifense contabilizou 1.575 toneladas no período de janeiro a março contra as 1.443 toneladas movimentadas no mesmo período de 2016.

Os principais produtos movimentados no setor de cargas de exportação foram pescados resfriados, como atum e meca, produtos ortopédicos, sandálias, frutas, especialmente mamão e manga, e painéis solares. Neste trimestre, o Teca também registrou aumento na movimentação total de cargas em relação ao mesmo período em 2016. Foram 2.253 toneladas nos três primeiros meses de 2017 contra 2.231 toneladas processadas no primeiro trimestre de 2016.

De acordo com o gerente de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto do Recife, Rodrigo Moroni, este aumento é resultado das boas condições do mercado internacional, e do dólar favorável. Além disso, o Teca de Recife usa uma nova metodologia de abordagem do mercado. “Vamos ao encontro do cliente, ofertamos o nosso produto com uma política tarifária flexível, com condições de competir com o mercado de igual pra igual”, afirma Moroni.

O terminal de logística de carga do Guararapes possui uma infraestrutura moderna e variada para o processamento das cargas, contabilizando empilhadeiras com capacidades de 3 e 7 toneladas, aparelho de raios x para carga, porta-paletes para armazenamento verticalizado, balanças de capacidades variadas (30, 500 e 7.000 Kg), racks fixos e móveis para movimentação de cargas, paleteiras manuais, plataformas hidráulicas, entre outros.

NOVAS INSTALAÇÕES

Em abril último, o complexo logístico do Aeroporto do Recife recebeu uma nova sala climatizada, ampliando suas instalações para o armazenamento de cargas que requerem condições de temperatura diferenciadas. O ambiente de 150 m³ e 42 posições de armazenagem armazena cargas entre 15C° a 25C°, ideal para atender à demanda de hemoderivados e equipamentos médicos hospitalares.

O espaço possui equipamentos de refrigeração específicos. Com isso, cargas dos diversos segmentos que necessitam de controle de temperaturas são armazenadas, de acordo com as condições de temperatura e umidade adequadas a cada produto. A sala conta com sistemas de gerenciamento e monitoramento, contendo registros de todas as condições da armazenagem e rastreabilidade do período da estocagem.

Com essa área, o Teca do Recife passa a contar com 946,46 m³ de complexo climatizado, possibilitando o aumento do volume de cargas e a atração de clientes potenciais. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 30 mil.

Últimas notícias