Logística reversa

Empresa pernambucana vende eletrodomésticos com até 60% de desconto

A Verdhe outlet requalifica produtos com defeitos ou pequenas avarias

Da editoria de economia
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Publicado em 16/05/2017 às 10:32
Foto: Verdhe Outlet/Divulgação
A Verdhe outlet requalifica produtos com defeitos ou pequenas avarias - FOTO: Foto: Verdhe Outlet/Divulgação
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Uma start up pernambucana que foi incubada no Porto Digital promete revender eletrodomésticos e eletrônicos de diversas marcas com até 60% de desconto em relação ao valor de mercado. Entre os produtos oferecidos estão geladeira, microondas, processador de alimentos, liquidificador, aparelhos de som, entre outros. Em operação desde junho de 2016, a Verdhe recolhe produtos com pequenas avarias ou defeitos operacionais devolvidos pelo consumidor para grandes empresas e requalifica os itens para que retornem às prateleiras. A ação garante um preço final mais atrativo e evita desperdício de recursos e poluição.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), cerca de 5% dos produtos comercializados pelo setor são devolvidos por consumidores, o que gera um impacto aproximado de R$ 8 bilhões por ano. "

Por isso, assumimos a logística reversa e recolhemos eletrônicos e eletrodomésticos nos Centros de Distribuição das empresas e também diretamente com o consumidor. Na maioria das vezes, o produto foi retirado da embalagem e não pode ser comercializado novamente. Se não for requalificado para venda, ficará armazenado em depósitos ou será descargado", aponta o diretor da Verdhe, Ricardo Salazar.

Atualmente, a empresa está no Recife e arredores, mas tem pretensões de chegar a outros Estados do Nordeste. A loja onde são comercializados os produtos recertificados pela Verdhe fica localizada na Estrada da Batalha, 1972, em Jaboatão dos Guararapes, próxima à estação de metrô de Porta Larga. O local oferece cerca de 300 tipos de artigos.

"Aqui na região Nordeste, o custo com logística é muito alto. Imagine um consumidor que adquiriu um produto pela internet e precisa devolvê-lo à central no Sudeste do País. Muitas vezes, não vale à pena. Para não onerar nem a empresa nem a pessoa, compramos os itens por um preço mais baixo fazemos a recertificação, eliminando os defeitos operacionais", explica Salazar. As tecnologias, então, passam a ser vendidas sem defeito e com um ano de garantia.

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