INOVAÇÃO

Formas de pirulito e chocolate são apostas para personalização dos medicamentos

Farmácia de manipulação de Pernambuco já oferece inclusive remédios em forma de petiscos para pets

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/10/2017 às 9:30
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Na contramão da recessão, o mercado farmacêutico, mais precisamente das farmácias de manipulação, vem conquistando bons resultados em todo o País. Com cerca de 7.200 farmácias espalhadas pelo território nacional, de acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, o setor magistral tem acreditado cada vez mais na personalização dos medicamentos, evitando custos desnecessários e até mesmo o desperdício dos remédios, ao adotar dosagens e formatos específicos que vão desde cápsulas a medicações manipuladas em forma de pirulitos, chocolates e petiscos que suprem, inclusive, a demanda dos pacientes pets.

Composto majoritariamente por micro e pequenas empresas, o setor gera cerca de 90 mil empregos diretos. Conforme o Panorama Setorial da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), 94% dos empreendimentos estão enquadrados no regime tributário do Simples, sistema simplificado para arrecadação de tributos, movimentando cerca de R$ 5 bilhões ao ano com a venda de medicamentos, cosméticos e demais produtos manipulados.

De acordo com o diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, a farmácia de manipulação no Brasil é referencia no mundo. "Em nenhum lugar se manipula a variedade de produtos que manipulamos ou se é tão organizado. No País, contamos também com a legislação mais exigente que existe, para que o produto tenha a segurança e a eficácia garantida". Ainda conforme Marco, em 2015, apenas 27% dos proprietários de farmácias de manipulação declararam ter sofrido uma diminuição no faturamento do ano anterior. 2/3 ou teve aumento ou conseguiu manter o nível de faturamento."Quando a gente compara com outros setores da economia, mostra que tivemos essa resiliência, muito provavelmente por que a farmácia vende um produto essencial. Na crise, consumidor pode trocar marcas de eletrodomésticos, mas saúde ele prioriza", acrescenta.

Uma das líderes do mercado no Nordeste, a Roval, empresa genuinamente pernambucana, possui atualmente 31 unidades presentes em várias cidades da Região. Assim como no cenário nacional, a marca tem vencido o período de crise econômica, alavancando um crescimento de 15% entre o ano passado e este ano.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Praticidade na hora de medicar

De olho na rotina do seus clientes, a Roval tem inovado no que diz respeito à personalização das formas farmacêuticas. Dentre as novidades, remédios em forma de chocolate, jujubas e pirulitos, com farmácia exclusiva para pets e medicamentos na forma de petiscos aromatizados. Vitaminas e outros tipos de medicamentos ganharam novas formas sem qualquer perda medicinal, transformando a inconveniência de andar com um estojo repleto de cartelas de comprimidos, por exemplo, na praticidade de um remédio em sachê, num gel aplicado rapidamente sobre a pele ou num pirulito que é facilmente digerido pelas crianças.

"A manipulação tem um novo conceito, visa diferenciar e personalizar o tratamento, a gente entende que cada pessoa é diferente e, baseado nisso, existe a necessidade de criação e inovação. Não é fácil, por exemplo, medicar uma criança; muitas ficam arredias, o que dificulta a conclusão de um tratamento. Nós tentamos tornar a medicação algo mais agradável", explica a farmacêutica Sarah Luna, ligada ao grupo.

Além de ajudar na hora de medicar as crianças, a farmácia de manipulação pernambucana também tem conquistado espaço no cotidiano de atletas e no preenchimento das necessidades específicas da receita médica de cada paciente. "A gente desenvolveu um 'chocolate terapêutico', nele colocamos um ativo que dá a saciedade, o que já inibe o apetite excessivo. Paciente idosos, que geralmente têm dificuldades em ingerir cápsulas, podem adquirir medicantes em forma de sachês que, quando misturados à água, se transformam num shake, além de cápsulas vegetais para pacientes veganos. Todas essas formas são criadas a partir das necessidades dos próprios pacientes", pontua Sarah.

A atual lista de novas formas farmacêuticas da Roval ainda conta com iogurtes, sopas proteicas, refresco, géis, gomas, chicletes e jujubas, essa última feita à base de gelatina, altamente flavorizada e de fácil mastigação, o que ajuda para mascarar os sabores mais fortes dos ativos da medicação. A rede também disponibiliza medicamentos para cães e gatos, entrando num mercado que tem movimentado cerca de R$ 17 bilhões ao ano. Entre as formas disponíveis estão biscoitos caninos nos sabores churrasco, frango, carne, fígado, peixe, além de uma pasta oral palatável, que facilita a medicação dos gatos.

Segundo o CEO da empresa, Charles Tokarski, o procura pelos novos tipo de medicamento tem crescido conforme a tendência de individualizar o tratamento."A gente trabalha com muito esforço para mostrar aos médicos que o paciente precisa de uma forma farmacêutica ideal para o tratamento se tornar possível. Se calibrar bem o jeito que você vai tomar, a adesão vai ser melhor, mais facilitada. Essas alternativas têm feito muito sucesso".

Últimas notícias