Conjuntura

Indústria de máquinas espera recuperação mais consistente da economia

Presidente da Abimaq esteve no Recife comemorando os 80 anos da entidade

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 27/10/2017 às 7:00
Divulgação
Presidente da Abimaq esteve no Recife comemorando os 80 anos da entidade - FOTO: Divulgação
Leitura:

O setor de máquinas no Brasil deve fechar 2017 com faturamento de R$ 68 bilhões, crescendo 3% em relação ao ano anterior. Com uma inflação estimada em 4%, a atividade não terá crescimento real. Durante evento esta semana no Recife para comemorar os 80 anos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o presidente da entidade José Velloso comentou a dificuldade de recuperação do setor.

“Sem investimentos o setor de máquinas não cresce. Estamos em crise desde 2013 e, de lá pra cá, o faturamento já caiu pela metade. O número de empregos do setor caiu de 390 mil para atuais 300 mil. A crise no mercado doméstico obrigou as empresas a exportar, mas o dólar já não está mais tão atrativo assim. O País deveria estar investindo algo entre 21% e 24% do PIB, mas no ano passado essa participação foi de 16% e deverá ser reduzido para 15% neste exercício”, observa.

De acordo com a Abimaq, o setor agrícola contribuiu para aquecer a produção no setor de máquinas, com crescimento de 10%. Mas nos demais segmentos a produção está estagnada e com utilização de apenas 70% de sua capacidade instalada. “Essa falta de investimento também contribui para sucatear o parque fabril, que tinha máquinas com idade média de 15 anos e hoje já subiu para 19 anos”, compara Velloso.

O líder setorial também demonstra preocupação com o futuro da retomada da indústria naval no Brasil. “O Estaleiro Atlântico Sul, por exemplo, tem um futuro incerto. Se passar no Congresso Nacional a MP 795, que permite a importação de navios sem o pagamento de impostos federais para atuar cabotagem, o empreendimento correrá o risco de fechar as portas. E o mais curioso é que políticos que defenderam a implantação do Polo Naval no Estado estejam agora trabalhando contra o setor. É o caso do senador Fernando Bezerra Coelho, que está servindo ao lobby das empresas de petróleo e sendo contra os estaleiros”, critica.

EMPREGO INDUSTRIAL

Apesar da persistência da crise na indústria de máquinas, a Sondagem Industrial de setembro, realizada pela Confederação Nacional da Indústria e divulgada ontem, mostra melhora no indicador do número de empregados. Em setembro o valor foi de 49 pontos, bem próximo aos 49,1 pontos registrados em agosto. O índice varia de zero a 100 pontos e, quando está abaixo dos 50 pontos, mostra queda no emprego. Como está próximo da linha divisória, o índice indica que o fim das demissões está se consolidando.

Últimas notícias