GREVE DOS CAMINHONEIROS

Justiça determina desocupação imediata de ponto de bloqueio em Suape

Além da Avenida Portuária, manifestantes também devem desobstruir a BR-101, nas proximidades da Coca-Cola, imediatamente

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2018 às 19:56
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Além da Avenida Portuária, manifestantes também devem desobstruir a BR-101, nas proximidades da Coca-Cola, imediatamente - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) notificaram manifestantes, no fim da tarde desta terça-feira (29), sobre a desocupação imediata dos pontos de bloqueio montados na BR-101, nas proximidades da Coca-Cola, em Jaboatão dos Guararapes, e na Avenida Portuária, em Ipojuca. De acordo com a justiça, os protestos estão limitando o fluxo de combustíveis de Suape para as demais regiões do Estado.

Os oficiais de justiça já estiveram nos locais e notificaram os manifestantes. Em Suape, um caminhoneiro não identificado informou à TV Jornal que a categoria não estava impedindo a passagem na Avenida Portuária. "Nunca esteve obstruída, estão passando aqui normalmente", disse.

Determinações

As determinações da justiça dizem respeito a decisões proferidas na semana passada e incluem apreensão de veículos, expedição de multas, prisões por descumprimento de decisão judicial e indiciamento em inquérito da Polícia Federal. 

Caminhões escoltados

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), desde a 0h até as 18h desta terça-feira (29), uma operação que contou com a participação de 400 agentes de segurança do Estado e do Exército, com apoio de 85 viaturas, transportou 120 caminhões-tanque do Porto de Suape para a Região Metropolitana do Recife e o Interior de Pernambuco. Da última quarta-feira (24) para hoje, um total de 237 caminhões-tanque foram escoltados do complexo portuário até os pontos de distribuição.

Com isso, além da garantia dos serviços essenciais, foi ampliada a rede de abastecimento para a população e assegurado o funcionamento do Aeroporto Internacional dos Guararapes. 

Pontos de bloqueio desmobilizados

Os pontos de bloqueio desmobilizados nesta terça-feira estavam localizados na BR-104, na altura da rodoviária, e no cruzamento da BR-104 com a BR-232, ambos em Caruaru. “Isso possibilitou que levássemos ao Agreste e também ao Sertão combustível para viaturas, transporte público, abastecimento de água, limpeza urbana e população, além de medicamentos para hospitais e insumos para indústrias.Transportamos também gás a granel para setores estratégicos da cadeia produtiva e querosene de aviação para a Infraero. Estamos com melhoria no abastecimento em postos de combustíveis para a população em geral. Registramos que há a presença de agitadores e infiltrados nesses locais, com o objetivo criminoso de dificultar o restabelecimento do fluxo. Verificamos que, em alguns casos, caminhoneiros estão sendo ameaçados quando decidem retirar os veículos das vias”, explica o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua.

Segundo o secretário, está mantida a estratégia de negociar e encontrar solução pacífica, e somente será utilizada a força policial caso seja necessário. 

Últimas notícias