Crise dos combustíveis

Postos de Pernambuco começam a ser abastecidos nesta quarta

A promessa das grandes distribuidoras é de que o abastecimento seja regularizado a partir da segunda-feira (4)

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 30/05/2018 às 15:25
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
A promessa das grandes distribuidoras é de que o abastecimento seja regularizado a partir da segunda-feira (4) - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Com a promessa de estabilização na próxima segunda-feira (4), os postos de Pernambuco começaram a receber combustíveis a nível regular, anterior à greve dos caminhoneiros, entre o fim da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (30). Quem garantiu foi o dono da Total distribuidora, Paulo Perez, uma das maiores no setor de distribuição de combustível no Estado.

De acordo com o empresário, durante o dia houve a movimentação de 500 caminhões-tanque, que saíram do Porto de Suape em direção a postos da Região Metropolitana do Recife e interior. "Estamos trabalhando para que os terminais do porto funcionem 24 horas, o que é acima do normal, para que o abastecimento dos postos seja garantido", explicou Paulo Perez, em entrevista à Rádio Jornal nesta quarta.

A nível de distribuição, a saída dos caminhões-tanque chegou a um patamar parecido ao nível de abastecimento regular, diariamente, para o Estado. Apesar disso, os consumidores não conseguiram ter seus tanques preenchidos regularmente, por causa da alta demanda do mercado, que estava em falta nos últimos dias.

O argumento do empresário do setor foi alimentado também pelo governador Paulo Câmara, que também cedeu entrevista à Rádio Jornal, na edição desta quarta-feira. "Serão disponibilizados 1000 caminhões, que farão viagens no menor tempo possível", garantiu o governador.

Paulo Câmara enfatizou a reunião que foi realizada durante a manhã com o exército, para que estradas e rodovias do estado fossem desobstruídas em função do reabastecimento das cidades do interior. "Algumas estradas ainda estão bloqueadas, por isso a conversa com o Exército. Estamos acompanhando a situação de outras BRs, e assim chegue combustível, gás e outros produtos para os cidadãos", sintetizou Paulo.

Mandado

Policiais cumpriram na madrugada dessa quarta-feira (30) a ordem de desocupação dos pontos de bloqueio dos caminhoneiros do Complexo Portuário de Suape, Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Os manifestantes foram notificados no final da tarde de terça (29) sobre a determinação de desocupação da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) e Tribunal de Justiça de Pernambuco. A reportagem do Jornal do Commercio acompanhou a ação policial no local.

Por volta das 02h43, viaturas da Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do choque chegaram em Ipojuca para o cumprimento do mandado. Os policiais pediram aos caminhoneiros que saíssem dos caminhões e. A ação aconteceu de modo pacífico.

O comandante Ely Jobson, diretor-adjunto das polícias especializadas, disse que a polícia "devolveu ao Estado o que é do Estado" e que a previsão é que os policiais continuem no local até a situação de abastecimento volte a se normalizar.

Abastecimento

Cerca de trinta caminhões de combustível e de gás chegaram em Suape para receber o abastecimento. Por volta das 4h, dezenas de veículos que entraram no porto após o desbloqueio começaram a sair abastecidos com gasolina e gás de cozinha em direção ao Recife.

Últimas notícias