PIS/PASEP

Saques do PIS/PASEP devem injetar R$ 837 mi na economia de Pernambuco

Com a medida liberada na quinta-feira (13), o Estado deve ter grande movimentação na economia

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 19/06/2018 às 11:02
Foto: Bobby Fabisack/JC Imagem
Com a medida liberada na quinta-feira (13), o Estado deve ter grande movimentação na economia - FOTO: Foto: Bobby Fabisack/JC Imagem
Leitura:

O primeiro dia de saque das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi marcado, nessa segunda-feira (18), por desinformação e grandes filas nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Têm direito ao saque, liberado pelo governo federal na última quinta-feira (13), os cotistas inativos acima dos 57 anos, com período trabalhado entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O resgate pode ser feito até o próximo dia 29 de junho em qualquer posto de atendimento dos bancos estatais. Estima-se que 689 mil cotistas pernambucanos saquem o benefício, injetando R$ 837 milhões na economia do Estado.

Apesar de considerarem a movimentação do primeiro dia de saque das cotas do PIS/PASEP positiva, os dois bancos salientam que as pessoas procurem informação prévia através de um dos seus canais de atendimento antes de irem às agências. “Teve muita gente que procurou, ontem, sacar o fundo, mas na verdade já tinha recebido junto com a aposentadoria. Também tivemos casos de pessoas em busca do benefício que nem trabalharam no período em questão. Pedimos que consultem previamente o site www.caixa.gov.br/cotaspis ou liguem no 0800-726-0207”, alerta o gerente regional da Caixa, Ricardo Tabatchnik. Já para os cotistas do PASEP, o endereço é https://www36.bb.com.br/portalbb/pasep.

O gerente da Caixa explica que parte do engano dos clientes se deve a uma coincidência entre os prazos do abono e de cotas do PIS. “O abono é voltado para quem trabalha com carteira assinada há cinco anos e que tenha uma renda mensal de até dois salários mínimos, com registro de pelo menos 30 dias de trabalho em 2015. Já a cota é voltada para quem trabalhou, especificamente, entre 1971 e outubro de 1988”, enfatiza.

Quem perder a data final para o saque terá que esperar até 8/8, se tiver 57 anos ou mais, ou até 14/8, os demais.

Ricardo Tabachnik explica que quem preferir sacar a partir do dia 8/8 tem uma vantagem, devido à correção que os bancos fazem em cima dos fundos entre 30 de junho e 7 de agosto. No ano passado, o rendimento gerou um acréscimo de 8,9%. “Com a correção, o rendimento deste ano deve girar em torno no mesmo valor que o anterior”, afirma, acrescentando que os beneficiários acima de 57 anos que sejam clientes do banco devem receber o valor corrigido diretamente na conta-corrente no dia 8 do mesmo mês.

Movimento

Embora haja uma indicação para a espera do recebimento do benefício, os cotistas que foram às agências tiveram pressa com o recebimento do dinheiro liberado. É o caso do operador gráfico, Roberto Lobo, de 57 anos. "Estou desempregado e eu não tinha perspectiva nenhuma de recebimento do benefício. Com o dinheiro, pretendo pagar minhas dívidas”, diz o operador, que esperou meia hora em uma das unidades da Caixa, na área central do Recife.

 


Dívida é o que moveu o pintor Severino Alexandre, de 59 anos, até uma das agências bancárias do banco. Ele, que trabalhou na década de 1980 como pintor e pedreiro, não tinha perspectiva de que o benefício fosse liberado agora. "Vim tentar receber o que trabalhei como pintor e pedreiro durante parte de 1980. Achei o atendimento muito tranquilo e esperei em média 25 minutos para fazer a consulta", conta.

 

Confira o calendário

 

 

 

Últimas notícias