COPA DO MUNDO

Apesar de gol histórico do Panamá, Inglaterra goleia por 6x1

Seleção panamenha marcou o seu primeiro gol na história em Copa do Mundo

Cadastrado por
Filipe Farias
Filipe Farias
FILIPE FARIAS
Publicado em 24/06/2018 às 10:57
Foto: FIFA/ divulgação
Seleção panamenha marcou o seu primeiro gol na história em Copa do Mundo - FOTO: Foto: FIFA/ divulgação
Leitura:

As seleções da Inglaterra e da Bélgica confirmaram o favoritismo do Grupo G e asseguraram vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Como os ingleses e os belgas venceram seus dois primeiros jogos no Mundial da Rússia (contra as modestas seleções de Tunísia e Panamá), se enfrentarão na próxima quinta-feira, às 15h, em Kaliningrado, apenas para definir que será o primeiro colocado da chave.

O selecionado da Terra da Rainha tem a vantagem do empate. Apesar de ter se esforçado para ter esse benefício no saldo de gols, ao aplicar uma goleada acachapante de 6x1 em cima do Panamá (que marcou o seu primeiro gol na história em Copa do Mundo), ingleses e belgas chegam à última rodada empatados em todos os critérios (pontos, saldo, gols pro e contra), com os britânicos levando a melhor no critério de desempate (números de cartões amarelos).

A vitória inglesa foi toda construída no primeiro tempo. Aproveitando a fragilidade do Panamá, os britânicos nem precisaram apertar muito o ritmo de jogo para conseguir abrir o placar. Logo aos sete minutos, gol com o selo da seleção da Inglaterra. Após cobrança de escanteio do lateral Trippier, o zagueiro Stones subiu sozinho para cabecear e estufar as redes: 1x0.
A seleção caribenha não demonstrava nenhum poder ofensivo e via a Inglaterra disposta a construir um placar histórico em Mundiais. Bastante focados, os ingleses ampliaram o marcador em nova cobrança de bola parada. Desta vez, de pênalti. Aos 19 minutos, Lingard foi derrubado na área por Escobar. Harry Kane foi para a cobrança e fez 2x0.

Com um ataque bastante leve e rápido, os comandados do técnico Gareth Southgate trocavam passes com facilidade na ofensiva. E foi dessa maneira que saiu o terceiro gol. Após uma trama entre “rivais”. Aos 35 minutos, Lingard (do Manchester United) arrancou pela esquerda, tabelou com Sterling (Manchester City) na entrada da área e acertou um lindo chute no ângulo de Penedo. Uma pintura de gol, 3x0.

 

Os outros dois gols da primeira etapa nada mais foi do que uma repetição dos dois primeiros. Depois de uma cobrança de falta ensaiada, aos 39 minutos, Stones cabeceou livre dentro da área para ampliar: 4x0. Quatro minutos depois, mais uma vez o zagueiro inglês envolvido em um gol. Após cobrança de escanteio, Stones foi agarrado na área por Murillo: pênalti. Na batida, Kane marcou o seu segundo no jogo: 5x0.

Na segunda etapa, o panorama seguia obscuro para os panamenhos. Isso porque os europeus queriam ampliar o seu saldo de gol para ter a vantagem do empate na última rodada do Grupo G, no duelo com os belgas. E esse objetivo foi alcançado logo aos 16 minutos. O lateral-direito Loftus-Cheek, do Tottenham, encontrou liberdade e arriscou um chute de longa distância... No meio do caminho ela desviou em Harry Kane e enganou o goleiro Penedo: 6x0. A FIFA acabou dando o gol para o centroavante, que se isolou na artilharia da Copa do Mundo com cinco gols marcados em duas partidas.

Porém, quando ninguém mais esperava, gol do Panamá. Aos 32 minutos, após cobrança de falta lateral de Ávila, o veterano Baloy (ex-Grêmio) se jogou para desviar a bola no carrinho e entrar para a história de seu País ao marcar o primeiro gol da seleção panamenha em Copa do Mundo: 6x1.

 

Com o gol sofrido, a seleção da Inglaterra empatou em todos os critérios técnicos com a Bélgica. Porém, graças ao critério de desempate, número de cartões amarelos, os ingleses seguem na liderança do Grupo G e só precisam do empate no último jogo da primeira fase para avançar às oitavas de final como primeiro colocado.

Ficha do jogo

PANAMÁ

Penedo; Murillo, Torres, Escobar e Davis; Gómez (Baloy), Godoy (Ávila) e Cooper; Bárcenas (Arroyo), Rodríguez e Pérez. Técnico: Hernán Darío Gómez.

INGLATERRA

Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier (Rose), Loftus-Cheek, Henderson, Lingard (Delph) e Young; Sterling e Kane (Vardy). Técnico: Gareth Southgate.

Local: Estádio de Níjni Novgorod, em Nizhegorodskaya (Rússia).
Árbitro: Ghead Grisha (Egito).
Assistentes: Redouane Achik (Marrocos) e Waleed Ahmed (Sudão).
Cartões amarelos: Cooper e Murillo (PAN) e Loftus-Cheek (ING)
Gols: Stones, aos 7, Kane, aos 21, Lingard, aos 35, Stones, aos 39, Kane, aos 46 do 1º Tempo. Kane, aos 16, e Baloy, aos 32 do 2ºTempo.

Últimas notícias