Copa do Mundo

Depois do sufoco, pedreira: Argentina pega França nas oitavas

Hermanos, que viveram drama na fase de grupos, vão pegar a forte seleção francesa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/06/2018 às 17:17
GABRIEL BOUYS / AFP
Hermanos, que viveram drama na fase de grupos, vão pegar a forte seleção francesa - FOTO: GABRIEL BOUYS / AFP
Leitura:

Mais dois confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia foram definidos ontem, com a realização das últimas rodadas dos Grupos C e D. Em duelo inédito em fase eliminatória de Copas, França e Argentina se enfrentam na abertura do mata-mata. Às 11h do sábado, em Kazan, as duas equipes colocarão em campo três títulos mundiais - sendo dois argentinos (1978 e 1986) e um francês (1998). Já o outro duelo envolve seleções menos tradicionais, mas que nunca se encontraram em qualquer momento de uma Copa. A partir das 15h de domingo, Croácia e Dinamarca lutam por uma vaga nas quartas no Lujniki, em Moscou.

A partida entre França e Argentina foi estabelecida depois que os franceses confirmaram o primeiro lugar do Grupo C, com sete pontos, e os argentinos o segundo do D, com quatro. Os hermanos, inclusive, obtiveram uma classificação dramática ao garantir a vitória, por 2x1, sobre a Nigéria nos instantes finais da partida.

Já a Croácia passou ao mata-mata como primeira da Chave D, com 9 pontos e 100% de aproveitamento. A Dinamarca, por sua vez, ficou com o segundo posto do Grupo C, com cinco. A pontuação foi obtida após empate por 0x0 com a França, em uma partida morna e vaiada pelas torcidas de ambos os países.

Campeã mundial em 1998, dentro de casa, a França chega para o duelo com a Argentina ainda tentando justificar o grande favoritismo que lhe foi atribuído na Rússia. Apesar de ter passado às oitavas em primeiro de seu grupo, o time de Didier Deschamps ainda não apresentou um futebol convincente. Os hermanos também não, mas há a expectativa de eles crescerem nas partidas decisivas do Mundial. Uma pequena mostra pôde ser verificada na vitória dramática do time de Jorge Sampaoli sobre a Nigéria. Até o momento, os sul-americanos tinham apenas um ponto, conquistado no empate por 1x1, diante da Islândia, na estreia do Grupo D. Diante dos africanos, era vencer ou vencer. E o triunfo por 2x1 veio aos 41 minutos do segundo tempo, com gol do zagueiro Rojo.

Outro aspecto do duelo entre as campeãs mundiais diz respeito ao história do confronto em Copas do Mundo. França e Argentina se enfrentaram em apenas duas oportunidades. Ambos foram duelos de primeira fase. Na edição inaugural do Mundial, realizada em 1930, no Uruguai, os hermanos levaram a melhor. Venceram por 1x0, com gol de Monti. As equipes só se encontram novamente na Copa de 1978, em solo argentino. Também na fase de grupos, a albiceleste voltou a levar a melhor, com um triunfo por 2x1. Pelo lado hermano, balançaram as redes Passarella e Luque, enquanto Platini descontou para os franceses.

A partida de sábado, entre franceses e argentinos, também vai colocar fim a um jejum do duelo que já durava quase uma década. A última vez em que os países se enfrentaram foi em partida amistosa realizada em 2009. Sob o comando de Diego Maradona, os hermanos triunfaram por 2x0. Os tentos foram de Gutierrez e Messi.

No duelo que se avizinha, porém, o atacante Lionel Messi não espera vida fácil para a Argentina. “Vimos todas as partidas da França. É uma seleção muito completa, com jogadores muito bons, de alto nível. Com boa estrutura. O meio de campo é muito bom. Já no ataque, os jogadores são muito rápidos, que fazem a diferença. Eles querem ir à frente. Conheço muito bem a seleção francesa que nos espera. Eu sei que vai ser muito complicado para nós”, comentou Messi, em coletiva.

Já o duelo entre Croácia e Dinamarca vai colocar frente a frente duas equipes que ainda estão escrevendo suas histórias na Copa do Mundo. A edição de 2018 do torneio é apenas a quinta dos dinamarqueses e a quarta dos croatas. A melhor participação da Dinamarca foi na edição de 1998, na França, quando foi eliminada nas quartas de final, em jogo dramático, vencido pelo Brasil por 3x2. A Croácia, por sua vez, foi um pouco mais longe. Ficou em terceiro no mesmo Mundial ao vencer a Holanda por 2x1.

Últimas notícias