Grupo G

Sem esforço, Bélgica faz 1x0 na Inglaterra e fica com a liderança

Bélgica fecha primeira fase com 100% de aproveitamento e encara Japão nas oitavas

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 28/06/2018 às 16:51
Foto: AFP
Bélgica fecha primeira fase com 100% de aproveitamento e encara Japão nas oitavas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Sem maiores esforços, a Bélgica venceu a Inglaterra por 1x0 em Kaliningrado na rodada de fechamento do grupo G. A vitória dos Diabos Vermelhos os deixa na liderança da chave com nove pontos. Com isso, enfrentam o Japão nas oitavas de final. Com seis, os "Três Leões" ficaram em segundo e encaram a Colômbia, na terça-feira.

No outro duelo, a Tunísia arrancou um triunfo por 2x1 ante o Panamá.

Jogo

Focadas na fase seguinte do Mundial, as equipes foram a campo sem muitas de suas principais estrelas. Do lado belga, De Bruyne, Hazard e Lukaku não foram titulares, os dois últimos por lesão. Já entre os britânicos, a ausência mais notável foi Harry Kane, artilheiro da competição com cinco gols. Além dele, Sterling e Lingard não foram acionados de frente.

Com a bola rolando, a primeira chance surgiu dos pés de Tielemans em chute de fora, espalmado por Pickford, aos cinco . Mais presente no campo adversário, os belgas por pouco não abriram o placar com Batshuayi. Após o arqueiro inglês soltar a bola, o atacante empurrou para dentro mas Cahill tirou na linha.

Com pouca motivação, as equipes mantiveram todo o primeiro tempo em marcha lenta, com os sistemas defensivos bastante fechados, cada um com três zagueiros cada. Se por baixo não surgiam espaços, os britânicos tentavam por cima.Aos 33, Loftus-Cheek cabeceou para fora após escanteio de Alexander-Arnold.

Os Diabos Vermelhos até tentavam progredir na troca de passes mas a conclusão saía sempre sem direção. Thorgan Hazard, irmão de Eden, foi quem mais ariscou. Na frente, Batshuayi também tentava criar boas chances, mas não conseguia ter liberdade em meio à trinca defensiva britânica.

Para a segunda etapa, o treinador Gareth Southgate voltou com Maguire na vaga de Stones, com problemas na panturrilha esquerda. Do lado belga, as peças não mudaram, mas a pontaria sim. Aos cinco minutos, Januzaj em jogada individual corTou a marcação e mandou um lindo chute colocado do lado esquerdo para abrir o placar.

Com resposta, Loftus-Cheek até tentava acelerar o jogo pelo lado direito, mas o último passe não era bem-sucedido. Entre os britânicos, quem levou perigo foi Rashford ao perder uma grande chance. Ele entrou sozinho na área belga, mas Courtois estava atento e desviou para escanteio, aos 20.

Para movimentar o setor ofensivo, Southgate promoveu a entrada do atacante Welbeck na vaga do lateral Alexander-Arnold, mudança que surtiu pouco efeito para a equipe. Mais consciente em campo, a Bélgica chegava ao ataque com mais sobriedade. Com isso, esteve perto de ampliar com Mertens, aos 43. O meia soltou um balaço da entrada área, defendido pelo goleiro Pickford.

Felaini também assustou em arremate pela rede do lado de fora, aos 46. Sem maiores riscos, os Diabos Vermelhos seguraram o resultado e ficaram com a primeira posição da chave.

Ficha do Jogo:

Inglaterra: Pickford; Phil Jones, Stones (Maguire) e Cahill; Alexander-Arnold (Welbeck), Delph, Dier, Loftus-Cheek e Danny Rose; Rashford e Vardy. Técnico: Gareth Southgate.

Bélgica: Courtois; Dendoncker, Boyata e Vermaelen (Kompany); Thorgan Hazard, Fellaini, Dembélé, Chadli, Januzaj (Mertens)e Tielemans; Batshuayi. Técnico: Roberto Martinez.

Local: Arena Baltika, em Kaliningrado. Árbitro: Damir Skovina, auxiliado por Jure Praprotnik e Robert Vukan (todos da Eslovênia)Gol: Januzaj, aos 5 minutos do segundo tempo (Bélgica) Cartões Amarelos: Dendoncker e Tielemans (Bélgica)

Últimas notícias