Oitavas de Final

Mbappé brilha e França elimina Argentina com vitória por 4x3 em Kazan

Joia francesa marca duas vezes e despacha a Argentina nas oitavas de final

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 30/06/2018 às 12:51
Jewel Samad/AFP
FOTO: Jewel Samad/AFP
Leitura:

Argentina e França abriram as oitavas de final com um jogo digno de duas campeãs mundiais. Com duas viradas e golaços dos dois lados, a França se deu melhor e está classificada para as quartas de final com vitória por 4x3. Destaque dos europeus, Mbappé brilhou com dois gols no segundo tempo, sendo ainda derrubado no pênalti que abriu o placar para "Les Bleus".

Pouco criativos, os sul-americanos demonstravam raça, mas não foram capazes de suportar a força ofensiva do adversário. Com o resultado, os argentinos voltam para casa, enquanto a França segue na competição e fica à espera do vencedor do duelo entre Portugal e Uruguai.

Jogo

A disputa por espaços ditava o ritmo dos primeiros minutos do confronto entre argentinos e franceses. Para romper a forte marcação, o ponto de desequilíbrio era o atacante Mbappé. Mais jovem entre os titulares, o francês aproveitava a velocidade e apostava nas jogadas individuais para infiltrar na defesa adversária. Logo aos oito minutos, sofreu falta após ser cercado por quatro argentinos. Na cobrança, Griezmann chutou colocado no travessão. Na sequência, os hermanos novamente pararam o atacante com falta, dessa vez dentro da área. Na cobrança do pênalti, Griezmann não perdoou: 1x0.

Jewel Samad/AFP
Torcidas se preparam para partida entre Argentina e França - Jewel Samad/AFP
Luis Acosta/AFP
Torcidas se preparam para partida entre Argentina e França - Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP
Jogo deste sábado (30) é decisivo para as duas seleções - Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP
Messi é derrubado em campo após jogada - Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP
Jogo deste sábado (30) é decisivo para as duas seleções - Luis Acosta/AFP
Roman Kruchinin/AFP
Maradona está no estádio para assistir performance da seleção argentina nas oitavas de final - Roman Kruchinin/AFP
Franck Fife/AFP
Di Maria comemora após marcar para a Argentina - Franck Fife/AFP
AFP
Jogadores franceses comemoram após gol de pênalti de Griezmann - AFP
Benjamin Cremel/AFP
Torcidas se preparam para partida entre Argentina e França - Benjamin Cremel/AFP
Franck Fife/AFP
Torcidas se preparam para partida entre Argentina e França - Franck Fife/AFP

Com arrancadas ferozes, Mbappé conseguiu deixar dois jogadores da Albiceleste com cartões amarelos, primeiro Rojo e depois Tagliafico foi advertido. A imposição física de Les Bleus atordoava a equipe comandada por Jorge Sampaoli. Com contra-ataques ágeis e encaixados, os europeus chegavam com facilidade ao ataque, enquanto a recomposição dos hermanos era lenta e confusa. Como agravante, as variações de posição ofensivas da França confundia a marcação, ajustava apenas nos 15 minutos finais da primeira etapa.

Na frente, Messi tentava comandar as investidas dos sul-americanos, mas seguia sendo muito bem marcado. O espaço que faltava para "La Pulga" sobrou para Dí Maria aos 41 minutos. O meia, até então apagado na Copa, acertou um golaço de longe e deixou tudo igual.

O baque sofrido no fim do primeiro tempo repercutiu nos minutos iniciais da etapa final. Logo aos três, Messi bateu fraco de fora da área e Mercado colocou o pé para desviar. Sem chances para Lloris. Com a virada argentina, os franceses se atiraram á frente e não demorou muito para igualarem o placar.

Em cruzamento pelo lado esquerdo de Hernández, a bola passou por todo mundo e sobrou limpa para Pavard acertar um golaço. De três dedos, o lateral mandou no ângulo de Franco Armani: 2x2. Destaque da primeira etapa, Mbappé decidiu dar as caras novamente na partida para definir o resultado.

Aos 18 minutos, o jovem de 19 anos dominou entro da área, puxou para perna esquerda e bateu rasteiro para virar o jogo. Como resposta ao gol francês, Sampaoli promoveu a entrada de Agüero na vaga do volante Pérez. Contudo, a intenção de lançar o time ao ataque abriu espaços atrás.

Essa liberdade era o que faltava para Mbappé se consagrar no confronto. Em contra-ataque conduzido por Giroud, a joia francesa surgiu como opção do lado direito e com categoria concluiu para as redes, aos 23. O quarto gol de "Les Bleus" serviu para esfriar as pretensões de Messi e companhia.

Sem o mesmo poder de criação, a Albiceleste esbarrava nos erros de passes e na falta de organização para reagir, muito por causa da ausência de um trabalho coletivo e consciente. Assim, a raça tornava-se ingrediente para os lances da Argentina. Aos 34, Meza até tentou, mas o disparo saiu fraco. Messi arrancou sozinho aos 39, mas o chute também ficou fácil para Lloris defender.

Um fio de esperança surgiu aos 47. Em bola lançada na área, Agüero subiu bem e cabeceou para diminuir o marcador. Com o tento no final da partida, a Albiceleste ainda tentou empatar novamente, mas não conseguiu, dando adeus ao Mundial ainda nas oitavas.

Ficha do Jogo:

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté Matuidi (Tolisso), Pogba, Griezmann (Fekir) e Mbappé (Thauvin); Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Argentina: Armani; Mercado, Otamendi, Rojo (Fazio) e Tagliafico; Mascherano, Enzo Pérez (Agüero) e Banega; Pavón (Meza), Messi e Di María. Técnico: Jorge Sampaoli.

Local: Arena Kazan, em Kazan. Árbitro: Alireza Faghani, auxiliado por Reza Sokhandan e Mohammed Mansouri, todos do Irã. Gols: Griezmann, aos 13 minutos do 1º tempo, Pavard, aos 13 minutos do 2º tempo, e Mbappé, aos 18 minutos e aos 23 do 2º tempo (França); Di María, aos 41 mintos do 1º tempo, Mercado, aos 3 minutos e Agüero aos 47 do 2º tempo (Argentina) Cartões Amarelos: Rojo, Tagliafico, Banega, Otamendi e Mascherano (Argentina); Matuidi, Pavard e Giroud (França)

Últimas notícias