Oitavas

Inglaterra vence Colômbia nos pênaltis e encara Suécia nas quartas

Seleção da Inglaterra retorna às quartas de final de um Mundial, o que não ocorria desde a Copa de 2006

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 03/07/2018 às 17:56
Foto: Fifa
Seleção da Inglaterra retorna às quartas de final de um Mundial, o que não ocorria desde a Copa de 2006 - FOTO: Foto: Fifa
Leitura:

Inglaterra e Colômbia proporcionaram um jogo bastante truncado para os 44.190 torcedores na Arena Spartak, em Moscou, no último duelo das oitavas de final da Copa. Com reclamações e violência dos dois lados, as seleções ficaram no empate no tempo normal. O primeiro gol surgiu de pênalti, em cobrança do artilheiro da Copa, Harry Kane. Mina, de cabeça, empatou nos acréscimos.

Com igualdade também na prorrogação, as seleções foram para os pênaltis. Com duas cobranças desperdiçadas, os colombianos foram eliminados, enquanto os "Três Leões" seguem no torneio.

A vitória recoloca os britânicos nas quartas de final, fase que não alcançavam desde 2006. No próximo sábado, encaram a Suécia. Já a equipe comandada por Pékerman se despede de maneira precoce da competição.

Sair com o triunfo nas penalidades foi fundamental para superar um trauma. Por três vezes, os ingleses caíram dessa forma. Em 1990, na semifinal ante a Alemanha, em 1998, contra a Argentina nas oitavas e diante de Portugal, em 2006, nas quartas.

Jogo

Principal arma durante a fase de grupos, a bola áerea foi o meio procurado pelos ingleses no começo do confronto para tirar o zero do placar. Com essa proposta, Harry Kane surgia como o mais procurado. Em um desses lances, o atacante levou perigo aos 15 minutos em cabeçada na pequena área, mas o arremate ganhou altura e foi para fora.

Para conter esse ímpeto, os colombianos trataram de manter o controle da bola e esfriar a partida, mas não assustavam a meta.O lance mais agudo dos sul-americanos ocorreu com Quintero, aos 46, mas o goleiro Pickford segurou sem problemas.

A dificuldade para penetrar na defesa britânica se justificava pelo trio montado pelo técnico Gareth Southgate, na intenção de o time não ser vazado como nos três jogos anteriores. Em meio à falta de inspiração dos dois lados, aparecia a violência. Puxões e carrinhos se tornaram frequentes, assim como as simulações, artifício muito usado pelos ingleses.

O clima tenso se manteve no segundo tempo. Em lance com muito tumulto na área dos "Cafeteros", Sánchez e Kane se empurraram e o juiz marcou pênalti. Na batida, o atacante chutou no meio da barra e colocou mais um gol na conta, o sexto só neste Mundial.

As reclamações de ambas as seleções, tornaram a vida do árbitro Mark Gaiger complicada e os cartões amarelos foram levantados aos montes.

Atrás no marcador, os latinos se lançaram ao ataque, mas não conseguiam progredir com lucidez devido ao clima hostil em campo e pela marcação intensa dos britânicos. Postado na frente, Bacca entrou bem e disputou as bolas com o setor defensivo adversário.

Mesmo com poucas oportunidades, os colombianos chegaram perto de empatar o placar nos pés de Cuadrado. Aos 35, o meia recebeu passe após rápido contra-ataque, mas chutou muito alto e desperdiçou um lance de perigo.

Nos acréscimos, Uribe deu mais um susto. De muito longe, o meia bateu, para a defesa de Pickord e ganhou escanteio. Na cobrança, o momento de êxtase para os sul-americanos. Mina cabeceou para baixo, Trippier tentou tirar mas acabou colocando para dentro: 1x1.

O tento nos acréscimos deu novo ânimo para os colombianos. Na prorrogação, eles voltaram mais ligados e passaram a ditar o ritmo do duelo. Falcao experimentou de cabeça nos primeiros 15 minutos do tempo extra. Apática, a Inglaterra assistia o domínio latino.

Na segunda parte da prorrogação os europeus acordaram no jogo. Vardy quase desempatou, mas foi assinalado o impedimento. Aos sete, quem arrancou suspiros da torcida foi o recém-promovido Danny Rose. Em infiltração pela esquerda ele bateu cruzado, perto da trave de Ospina. Por cima, Dier subiu sozinho e isolou a bola. Sem grandes chances, as equipes foram para os pênaltis.

Nas penalidades, Bacca e Uribe perderam para a Colômbia, enquanto apenas Henderson desperdiçou para os ingleses. Com isso, as penalidades foram vencidas por 4x3 pelos europeus, que avançaram às quartas.

Ficha do jogo

Colômbia: Ospina; Arias (Zapata), Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Barrios, Carlos Sánchez (Uribe), Lerma (Bacca), Quintero (Muriel) e Cuadrado, Falcao. Técnico: José Pekerman.

Inglaterra: Pickord; Walker (Rashford), Stones e Maguire; Trippier, Dele Alli (Dier), Henderson, Lingard, e Young (Danny Rose); Sterling (Vardy) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Local: Arena Spartak, em Moscou. Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos), auxiliado por Joe Fletcher (Canadá) e Frank Anderson (Estados Unidos). Gol: Harry Kane, aos 11 minutos para a Inglaterra e Mina, aos 47 do 2º tempo para a Colômbia. Cartão amarelo: Barrios, Bacca, Falcao, Arias e Cuadrado (Colômbia); Henderson e Lingard (Inglaterra). Público: 44.190 pessoas

Últimas notícias