Pesquisa

Saída do Sport da Copa do Nordeste é reprovada por recifenses

Pesquisa feita pelo Instituto Maurício de Nassau mostrou que 49% dos entrevistados reprovou a saída do Sport da competição

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 31/01/2018 às 7:04
Guga Matos/JC Imagem
Pesquisa feita pelo Instituto Maurício de Nassau mostrou que 49% dos entrevistados reprovou a saída do Sport da competição - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A decisão tomada pelo Sport de sair da Copa do Nordeste gerou polêmica pela ausência de uma das camisas nordestinas mais tradicionais na principal competição da região. O clube justificou a ausência pelo excesso de jogos na última temporada, quando foi uma das equipes que mais atuou no Brasil. Mas mesmo com essa justificativa, a medida parece não ter sido bem recebida pelo torcedor pernambucano. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau e publicada em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, mostrou que 49% dos entrevistados reprovaram a saída da Copa do Nordeste, enquanto que 29% aprovaram a decisão. Uma negativa que não foi dada só por torcedores rubro-negros, mas também dos rivais Náutico e Santa Cruz.

"O torcedor pernambucano quer ver o Sport na competição, independente de querer ver o clube sendo campeão ou eliminado. Ele não pensa imediatamente na questão do número de jogos que o clube irá fazer na temporada, mas ver o Sport jogar, ver o Sport enfrentar o seu clube. E aí sim secar ou torcer pelo clube", declarou Adriano Oliveira, doutor em ciência política e um dos responsáveis pela pesquisa.

Favoritismo do Santa Cruz

Um outro detalhe observado foi ainda a desinformação quanto à ausência rubro-negra. E isso foi demonstrado na questão que envolvia os favoritos para conquistar o título da Copa do Nordeste, uma vez que 17% dos entrevistados apontaram o Sport como provável campeão - o Santa Cruz, com 21,2%, foi o mais votado. Náutico, com 9,2%, Bahia, com 7,7%, Vitória, com 2,6%, Ceará, também com 2,6%, e o Salgueiro, com 2,4%, também completam a lista.

Quanto ao interesse pela competição, 41% dos entrevistados apontaram que vão acompanhar a competição, enquanto 39% pretendem não acompanhar e 17% disseram que "talvez" vejam o Nordestão.

A pesquisa ouviu, ao todo, 624 pessoas nos dias 22 e 23 de janeiro, todos residentes na cidade do Recife, e possui um nível estimado de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. “É uma margem de erro que costumamos adotar em nossas pesquisas eleitorais. Então é um número razoável,” declarou Adriano.

Confira a pesquisa completa:

Últimas notícias