Copa São Paulo

Time que eliminou Sport herda vaga na final da Copinha no tapetão

Batatais acabou beneficiado pela eliminação do Paulista por conta de "gato" do zagueiro Brendon

ALEXANDRE ARDITTI
Cadastrado por
ALEXANDRE ARDITTI
Publicado em 23/01/2017 às 15:09
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O Paulista está eliminado da decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A medida tomada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) no início da tarde desta segunda-feira (23) foi motivada pela descoberta do “gato” do zagueiro Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, que utilizou documentos falsos para adulterar a sua idade em dois anos a fim de disputar o torneio sub-20.

Com a punição ao Paulista, o Batatais herda a vaga na final da Copinha contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (25), no estádio do Pacaembu. O Batatais havia eliminado o Sport na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma vitória por 2x1, de virada. 

A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Antônio Olim. Ele afirmou que o Paulista não será punido com a suspensão de cinco anos sem disputar a Copinha, segundo prevê o regulamento, porque não houve má-fé do clube no caso, embora os dirigentes do time de Jundiaí continuem sendo investigados. Olim ainda chamou o jogador de “criminoso”.

“Agora não é hora de punir o Paulista, a maior punição dele é não poder jogar contra o Corinthians, não houve má-fé. Quem mais foi punido foram os jogadores do Paulista que não vão poder jogar, por causa de, não vou nem chamar de jogador, um criminoso”, afirmou Olim. 

 

ANAÍLSON - Adulterou sua certidão de nascimento em dois anos. Foi suspenso por 180 dias -
ELKESON - Revelou nas categorias de base do Vitória-BA a adulteração nos documentos. Não foi punido -
LEANDRO LIMA - Falsificou em dois anos a sua idade. Punido em Portugal com 3 meses de suspensão -
SANDRO HIROSHI - Caso mais famoso de "gato" do futebol brasileiro. Falsificou idade em um ano -
RODRIGO GRAL - O ex-atacante revelou a fraude para diminuir dois anos e, por isso, não foi punido -
SHEIK - Adulterou idade em três anos. Condenado a quatro anos de prisão. Pena revertida em multa -

 

O CASO

Para continuar atuando no sub-20, Brendon copiou os documentos do primo mais novo, chamado Helton Matheus Cardoso Rodrigues, que está preso no Rio de Janeiro por envolvimento com o tráfico de drogas. 

A direção do Paulista soube da denúncia no sábado, véspera da semifinal da Copa São Paulo contra o Batatais. O clube de Jundiaí foi confrontado pela Federação Paulista e então cobrou esclarecimentos do zagueiro. Após ouvir o atleta, os dirigentes decidiram por sua escalação na manhã de domingo.

Últimas notícias